Você está visualizando atualmente Opinião | Saúde será prioridade em 2020

Opinião | Saúde será prioridade em 2020

Opinião | Saúde será prioridade em 2020

O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou, nesta terça-feira (04), durante entrevista coletiva realizada após a leitura da mensagem governamental na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que os recursos obtidos pelo Estado, provenientes do aumento da arrecadação, serão destinados, prioritariamente, à saúde.

“O que a gente está fazendo com esse dinheiro é diminuir o déficit que a gente tem, tanto na previdência, quanto no gasto da máquina, e investir na área da saúde.”, frisou Wilson Lima.

Polo de concentrados

Wilson também destacou que a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) pode ser tema de uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, esta semana.

“A informação que a gente tem é de que já tem um decreto pronto para que a gente tenha garantido aqui os 8%.”, disse o governador que desembarca em Brasília nesta quarta-feira (5), ao lado do superintendente da Suframa, Alfredo Menezes e do presidente da Aleam, deputado Josué Neto, para tratar do tema com o presidente Bolsonaro.

Trégua

O reencontro do governador e do presidente da Aleam foi o momento mais esperado do evento que marcou o retorno dos trabalhos da Assembleia do Amazonas.

Quando chamado para compor a mesa, Wilson deu um longo abraço em Josué, que marcou uma trégua institucional. Pelo menos por enquanto.

Climão

Ainda chamou a atenção a tensão entre o presidente da Aleam, deputado Josué Neto e o vice-governador Carlos Almeida. Ambos foram os únicos que não se cumprimentam.

Trincado

Pra quem tinha dúvida, depois de ontem ficou mais explicito que essa história entre os dois ainda vai render esse ano. Josué afirmou à imprensa que não terá mais intermediários nas tratativas com o governo e que não existe nenhuma relação com o vice-governador.

Exagerado

Também abordado sobre o assunto, o vice-governador Carlos Almeida comentou que existem pessoas que entendem essa relação de forma mais institucional e outras que não, e que, às vezes, são pacíficas e, às vezes, histriônicas.

“Eu acho que cada pessoa fala sobre seus próprios sentimentos. […] A gente que consegue aguentar os dissabores que vêm pela frente e há pessoas que não conseguem aguentar. Eu acho que na medida do que foi demonstrado e foi explícito, acho que os atos falam melhor do que qualquer outra palavra.”, disse Carlos Almeida.

Azeitado

Também deu para perceber que a relação entre o Coronel Alfredo Menezes e Josué Neto está cada dia mais azeitada.

Perguntado sobre a possibilidade de sair candidato a prefeito pelo novo partido de Bolsonaro, Josué disse que o Coronel Menezes irá tocar isso, com a sua vontade de participar do pleito, e que a decisão ficará nas mãos de Bolsonaro.

1ª reunião do ano

Hoje (5) ocorre a primeira reunião da bancada do Amazonas em Brasília, onde serão discutidos assuntos de interesse do Estado, entre os quais estão os subsídios da ZFM, a CPI das ONGs na Amazônia, BR-319.

Decisão

Por determinação da juíza federal Ana Paula Serizawa, da 4ª Vara Criminal de Justiça do Amazonas, o Secretário de Educação de São Paulo, Rossiele Soares, tem o prazo de 30 dias para informar a data, local e hora em que vai testemunhar no processo referente à Operação Maus Caminhos, que investiga o desvio de R$ 104 milhões da saúde do Amazonas, segundo divulgou o Portal Estado Político.

Maus Caminhos

Segundo a denúncia do MPF, o ex-secretário de Fazenda do AM, Afonso Lobo, recebeu de Mouhamad mais de R$ 1 milhão em gratificação, pago com dinheiro público para beneficiar o esquema de desvio de recursos públicos da saúde, descoberto a partir da operação Maus Caminhos.

Custo Político

O envolvimento de Afonso Lobo no esquema de adulteração veio à tona com a deflagração da Operação Custo Político, deflagrada em dezembro de 2017, desdobramento da Operação Maus Caminhos.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário