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Em Brasília, Wilson Lima lança Festival Folclórico de Parintins com imersão na cultura do Amazonas

Em Brasília, Wilson Lima lança Festival Folclórico de Parintins com imersão na cultura do Amazonas

Uma imersão na cultura do Amazonas, embalada pelo ritmo das toadas dos bumbás Caprichoso e Garantido, marcou o lançamento do 56º Festival Folclórico de Parintins em Brasília (DF) na noite desta terça-feira (11), na Casa da Coca-Cola Brasil. No evento, com a presença de diversas autoridades, o governador Wilson Lima apresentou os pilares da edição do festival deste ano: cultura, turismo e sustentabilidade.

“Está todo mundo convidado para o Festival Folclórico de Parintins. Vai acontecer nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho. É uma experiência única, a gente tem como bases a cultura, mas também a questão da sustentabilidade e a geração de emprego e renda. Aproveitem a noite, nós temos também um pouco da nossa culinária, do nosso tacacá, das nossas frutas que são típicas da Amazônia, como a pupunha, o tucumã, o rambutã”, destacou Wilson Lima.

Uma das tacacazeiras mais tradicionais de Parintins, a dona Graça, participou da celebração dando o nome à iguaria regional, preparada com tucupi, goma de tapioca, camarão seco e jambu. Para tornar a experiência ainda mais imersiva na cultura, a culinária regional não dispensou a tradicional farinha de tapioca e do Uarini; além de frutas típicas da região, como o cupuaçu, maracujá do mato, taperebá, tucumã, banana pacovã, pupunha, entre outras.

O artista visual parintinense Pito Silva presenteou os convidados com quadros que carregavam a temática indígena, muitos deles produzidos no momento da celebração.

O governador do Amazonas destacou, ainda, a importância da parceria de 27 anos entre o Governo do Estado e a Coca-Cola para a realização da festa na Ilha Tupinambarana, que está localizada a 369 quilômetros de Manaus, e que movimentará o turismo e a economia do estado nos próximos dias 30 de junho, 1° e 2 de julho.

As ministras Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, e Daniela Cardoso, do Turismo, além do presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, estiveram presentes. Também participaram o ministro do Supremo Tribunal Federal e outras autoridades da capital federal.

“Vamos caprichar no recurso e garantir também para que seja mais uma vez uma festa extraordinária e a gente poder promover cada vez mais, atrair cada vez mais turistas para participar desse momento tão importante. Muito obrigada governador, obrigada a todos vocês pela acolhida, pelo carinho e, nesse festival, pode contar com a Daniela Carneiro, que estarei lá prestigiando esse momento tão importante”, disse a ministra do Turismo.

Também estiveram presentes no lançamento a primeira-dama Taiana Lima; o vice-governador Tadeu de Souza, secretários de Estado, políticos, presidentes dos bumbás, itens oficiais, fazedores da cultura e da economia criativa que movimentam a ilha durante o festival.

Incentivo

Para a realização desta edição, o Governo do Amazonas investiu R$ 10 milhões – R$ 5 milhões para cada bumbá. A Coca-Cola manteve o tradicional patrocínio e destinou R$ 2,5 milhões – R$ 1,25 milhão para cada agremiação folclórica.

Os recursos se transformam em alegorias, figurinos e acessórios, custeiam a mão de obra em várias frentes de trabalho e são responsáveis por tornar o festival uma das celebrações culturais referência mundial.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a festa pulveriza a cultura no Brasil, fomenta o turismo e é uma forte propulsora da economia, ao gerar emprego e renda para a população. Ele falou sobre a previsão de impacto econômico esse ano.

“A expectativa é que esta edição gere mais de dois mil empregos diretos e até 20 mil indiretos na economia local. A cadeia produtiva se movimenta três meses antes do festival e o legado em melhorias estruturais na cidade são significativas para um local que respira cultura e tem um apelo turístico muito forte, como Parintins”, disse o secretário.

Parceria

O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, reforça a importância dos investimentos da empresa, presente no Amazonas há mais de 30 anos, para fortalecer a cultura amazônica e o desenvolvimento regional.

“O Festival Folclórico de Parintins tem um papel estratégico para o estado e, principalmente, para as pessoas. Temos um enorme respeito pela região e por tudo o que oferece para o país e para o mundo.  É por isso que patrocinamos oficialmente o evento há 27 anos. São recursos que impactam no aumento de postos de trabalho e na distribuição de renda. Iniciativas como essa que a Coca-Cola Brasil apoia o desenvolvimento sustentável do estado”, destacou.

Sustentabilidade

Outro legado do festival diz respeito à sustentabilidade. É uma das determinações do governador Wilson Lima tornar o festival, ano após ano, cada vez mais sustentável para futuras gerações.

Para reforçar a proposta, o Governo do Estado adotou iniciativas sustentáveis na confecção dos convites para o festival, entregues às autoridades, durante estadia na capital do Brasil. A obra-prima leva a marca oficial deste ano, assinada pela dupla de artistas parintinenses, Kermerson Freitas e Alziney Pereira, os “Curumiz”, emoldurada com uma réplica de cocar indígena em madeira.

O adorno foi confeccionado por um coletivo de artesãos: Rosa dos Anjos, de Manaus; Lucijones Cursino, de Parintins, e Movelaria ILC Cavalcante, de Itapiranga. Produzidos com madeira certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC) ou proveniente da reutilização de descarte, a peça recebeu o acabamento em óleo mineral, mantendo a originalidade e a coloração natural, sem o uso de verniz. 

A obra foi transportada em ecobags individuais, produzidas em material de juta, confeccionadas na Central Técnica de Produção (CTP), José Carlos Viana Marques, gerenciada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

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