Você está visualizando atualmente Fausto Jr. propõe que Arena da Amazônia vire “Arena da Educação”

Fausto Jr. propõe que Arena da Amazônia vire “Arena da Educação”

Fausto Jr. propõe que Arena da Amazônia vire “Arena da Educação”

Inaugurada em março de 2014 para receber jogos Copa do Mundo no Brasil, a Arena da Amazônia, em Manaus, consome todos os meses cerca de R$ 1 milhão em serviços de manutenção. Diante do alto custo para manter o estádio funcionando, o deputado estadual Fausto Jr. (MDB) sugeriu hoje (17) que a Arena da Amazônia seja usada como salas de aula, como já acontece com a Arena Pantanal, em Mato Grosso, onde o estádio virou Arena Educação.

A proposta do deputado é transformar os camarotes e salas administrativas da Arena da Amazônia em salas de aula, que seriam incorporadas à rede pública de Educação do Amazonas.

Outra ideia é a criação de uma parceria público-privada, onde empresas com experiência em gerir grandes empreendimentos tornam-se “sócias” do governo do Estado.

O deputado afirma que a Arena Mané Garrincha, em Brasília, é o exemplo de parceria público-privada que deu certo. O estádio passou a ser administrado pela empresa Arenaplex, que inclui o ginásio Nilson Nelson e o complexo Cláudio Coutinho.

“A empresa paga R$ 5 milhões por ano ao governo do Distrito Federal, além de 5% do faturamento líquido com eventos realizados no estádio”, explicou o deputado.

No Mato Grosso, o uso do estádio como salas de aula deu tão certo que o governo estadual ampliou o acesso dos estudantes às dependências da arena. “Os estudantes ganharam estímulo para a prática de esportes e atividades culturais, além de aproximar as famílias dos alunos ao ambiente escolar”, acrescentou Fausto.

O deputado disse que vai conversar com o governador Wilson Lima para que o projeto seja aplicado em Manaus. “Podemos também conversar com a Arenaplex em busca de parcerias com outras empresas interessadas na Arena da Amazônia”, propôs Fausto.

Com os recursos economizados na manutenção do estádio, o governo do Estado pode incentivar aos clubes de futebol do Amazonas. A ideia é organizar e fortalecer os clubes para, nos próximos anos, colocar um ou dois times na série A do Campeonato Brasileiro.

“Com o fortalecimento dos times, poderíamos encher o estádio e pagar os custos de manutenção da arena”, planeja o deputado.

Deixe um comentário