Você está visualizando atualmente Fumaça e chuva podem atrapalhar observação do eclipse solar anular em Manaus, diz astrônomo

Fumaça e chuva podem atrapalhar observação do eclipse solar anular em Manaus, diz astrônomo

Fumaça e chuva podem atrapalhar observação do eclipse solar anular em Manaus, diz astrônomo

Sim, a fumaça poderá atrapalhar a visualização do eclipse solar anular em Manaus, neste sábado (14). Mas a preocupação maior é outra: a previsão de chuva para a capital. Segundo o astrônomo Geovandro Nobre, se estiver nublado, será impossível ver o eclipse.

Amazonas é um dos nove estados do Brasil na faixa de anularidade – onde o eclipse será completo.

A fumaça que encobre Manaus desde quarta-feira (11) poderá prejudicar a visualização do fenômeno, mas não totalmente.

“A fumaça deve atrapalhar um pouco a visualização do eclipse, mas não inviabilizar. A fumaça está escurecendo o sol, mas não impedindo sua visualização”, afirmou Geovandro Nobre, astrônomo cidadão, fundador do Observatório Astronômico Rei do Universo (OARU), em Manaus.

De acordo com o astrônomo, a previsão de chuva para a capital é o que mais preocupa quem se prepara para observar o fenômeno que vai cruzar o céu do Brasil neste ano.

Conforme o Climatempo, pode chover em Manaus neste sábado. Para a manhã, a previsão é de “sol e aumento de nuvens”. Já pela tarde e à noite, poderão ocorrer “pancadas de chuva”. A temperatura máxima será de 35ºC e a mínima, de 28°C.

“O mais preocupante são as nuvens e a probabilidade de chuvas para o sábado, dia 14 de outubro. A fumaça em Manaus está permitindo visualizar o sol com certa nitidez, estando o sol um pouco mais escuro, mas se estiver nublado, será impossível ver o sol e ninguém verá o eclipse”, explicou.

O eclipse solar anular é fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.

Geovandro Nobre destacou que os melhores lugares para ver o eclipse solar anular em Manaus são são pontos que permitem plena visão para o horizonte a Oeste.

“O eclipse começa por volta de 13h40 [horário de Manaus] e termina por volta das 16h40″. Então, o sol estará próximo ao horizonte Oeste da cidade. A Ponta Negra é um bom lugar, por exemplo, para observar esse eclipse, ou lugares altos, onde você tiver uma boa vista para Oeste”, ressaltou o astrônomo, que vai tentar registrar um eclipse solar anular em Manaus pela primeira vez.

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário