Você está visualizando atualmente Governo substitui hospital por barco do Ipem em Careiro da Várzea

Governo substitui hospital por barco do Ipem em Careiro da Várzea

Governo substitui hospital por barco do Ipem em Careiro da Várzea

A enchente dos rios tem levado o Governo do Amazonas e as prefeituras a buscarem soluções para garantir o atendimento de saúde no interior. Em alguns municípios, onde os hospitais foram atingidos pela subida das águas, esse atendimento tem sido feito em balsas, barcos hospitais e em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF). Na última sexta-feira (21), foi a vez do Hospital de Careiro da Várzea ser transferido para o barco do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem).

A Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa do Ipem chegou ao município na madrugada de sexta-feira, para fazer o atendimento hospitalar da população.

“Nossa equipe foi ao Careiro, na segunda-feira (17), para verificar a instalação do aparelho de ultrassonografia, que estamos instalando lá, e pudemos observar que a água ainda não tinha invadido a unidade hospitalar, porém o sistema de esgoto já estava comprometido. Por conta disso, tivemos que nos antecipar e a solução rápida foi levar a balsa do Ipem. Fizemos a solicitação e o atendimento foi imediato”, disse a secretária executiva adjunta de Descentralização e Regionalização Assistencial do Interior da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Rita Almeida.

A mudança foi feita ainda na sexta-feira e o atendimento, inclusive de urgência, já está sendo feito na unidade fluvial. A prefeitura de Careiro da Várzea também agiu para que os atendimentos ambulatoriais sejam feitos em uma UBSF municipal.

Parque de imagem

A SES-AM entregou ao município um equipamento de Ultrassonografia novo. A renovação do parque de imagem da rede estadual de saúde, da capital e do interior, é uma das ações do programa Saúde Amazonas. Entre os mais de 300 itens adquiridos, estão aparelhos de ultrassom, raio-X digital, tomógrafos, eletrocardiógrafos e eletroencefalógrafos.

O secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, reforçou a importância da modernização do parque de imagem das unidades para otimizar a prestação dos serviços de assistência à saúde da população.

“Fizemos uma reorganização do nosso orçamento, de 2020, e conseguimos destinar mais de R$ 20 milhões para aquisição de equipamentos, que estão sendo entregues às unidades dentro do planejamento. Equipamentos obsoletos de raio-X, de ultrassonografia e de tomografia estão sendo substituídos por aparelhos novos e mais modernos, possibilitando diagnósticos mais rápidos no interior e na capital”, ressaltou o titular da SES-AM.

Reforço no interior

A SES-AM realizou a aquisição de 59 aparelhos de ultrassom e 61 digitalizadores de imagem para equipar os municípios do interior do Amazonas, além de outros equipamentos de imagem, como quatro tomógrafos para implantar estrutura de média e alta complexidade, nos hospitais de municípios polos de saúde regional. A ação é prevista no Projeto Saúde nas Calhas, do programa Saúde Amazonas.

 

Deixe um comentário