Você está visualizando atualmente Presidente da Fieam critica redução de impostos sobre videogames

Presidente da Fieam critica redução de impostos sobre videogames

Presidente da Fieam critica redução de impostos sobre videogames

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva declarou que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre videogames e acessórios para jogos eletrônicos prejudica as empresas produtoras da Zona Franca de Manaus (ZFM). Contudo, o empresário avalia que ainda há espaço para as indústrias do Polo Industrial de Manaus nesse mercado.

“As posições 9504.50.00 (consoles e máquinas de jogos de vídeo) que tinha alíquota de 50% baixou para 30%. A posição Ex 01 (acessórios) que tinha alíquota de 40 baixou para 22 e a Ex 02 (portáteis) que era 20% baixou para 6%. Não resta dúvida que a redução prejudica as empresas produtoras da ZFM, mas acredito que ainda há espaço para competir”, disse.

O texto do decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) reduzindo o tributo foi publicado na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União (DOU). O IPI de consoles e máquinas de jogos diminuiu de 40% para 30%; a alíquota do tributo que incide sobre partes e acessórios, cujas imagens são reproduzidas em uma tela, foi cortada de 32% para 22% e o de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes terão imposto reduzido de 16% para 6%.

“O governo deveria reduzir o IPI para importar insumos e bens de capital úteis à produção de bens finais. Reduzir IPI de bens finais, principalmente, os considerados não essenciais o governo está desestimulando a produção porque a tributação está baixa e incentivando a importação, onerando a balança comercial”, declarou Silva.

Bolsonaro anunciou na segunda-feira (27), pelo Twitter, a redução das alíquotas. O presidente havia antecipado a nova redução no início de outubro. Em agosto de 2019, o governo federal fez o primeiro corte no IPI dos videogames. As alíquotas sobre os consoles caíram de 50% para 40%; nos acessórios de 40% para 32%; e nos portáteis, de 20% para 16%.

“No ano passado quando houve uma primeira redução, fizemos algumas abordagens com Sony e Microsoft que já produziram na ZFM. Mas pelo visto eles estavam apoiando a medida, pois já haviam desativado a fabricação, e mesmo com elevada tributação, não há escala de produção viável. Refere-se apenas aos games. Não há reflexos para outros produtos”, afirmou o presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas), Wilson Périco.

No Senado tramita a Proposta de Emenda à Constituição PEC 51/17 que prevê imunidade tributária sobre consoles e jogos de videogame produzidos no Brasil como alternativa de fomento à indústria nacional. O texto já foi aprovado em comissões e aguarda votação no plenário da Casa Legislativa.

Com informações A Crítica

Deixe um comentário