Você está visualizando atualmente Colapso na saúde do Rio Grande do Sul

Colapso na saúde do Rio Grande do Sul

Colapso na saúde do Rio Grande do Sul

O sistema de saúde do Rio Grande do Sul colapsou. No início da tarde deste sábado (6) a ocupação em leitos de UTI chegou a 102,8% no estado.

O infectologista Alexandre Zavascki disse no Twitter:

“Colapso total da saúde no RS! Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) sem ventiladores. Como outros hospitais, improvisando ventilação com carrinhos de anestesia. Anestesistas e cirurgiões dando apoio nas UTIs improvisadas. E não param de chegar doentes muito graves! O negacionismo provocará um massacre no estado.”

Para Domingos Alves, da USP, a nova variante do vírus só se proliferou porque não houve ação do poder público para detê-la.

“Estão criando uma narrativa de que a culpa é apenas da nova cepa do vírus. Isso não é verdade. A nova cepa só se espalhou e se tornou predominante porque não foram criadas barreiras sanitárias para impedir que isso acontecesse. Pelo contrário, houve um relaxamento das medidas de contenção”, diz.

Os especialistas são unânimes ao recomendar um reforço de medidas de isolamento social na região Sul e no restante do país para tentar diminuir a incidência do coronavírus enquanto a vacinação avança no país, mesmo que a passos lentos, como vem ocorrendo.

“Hoje, no Sul e em outros Estados, não há vagas nas UTI. As pessoas estão morrendo esperando na fila por um leito. Mas, daqui a poucas semanas, não teremos mais vagas em cemitérios. Se nada for feito, os governadores terão que lidar com vagas em cemitérios, é disso que estamos falando”, diz Alves.
Fonte: O Antagonista e BBC Brasil

Deixe um comentário