Você está visualizando atualmente Opinião | PEC do Voto Impresso será “enterrada” hoje na Câmara dos Deputados

Opinião | PEC do Voto Impresso será “enterrada” hoje na Câmara dos Deputados

Opinião | PEC do Voto Impresso será “enterrada” hoje na Câmara dos Deputados

Após pressão de Barroso, líderes partidários formam maioria para derrubar a proposta

Presidente Jair Bolsonaro joga a toalha e admite derrota

DEM fará evento de filiação de Amazonino

Saullo Vianna tentará vaga de deputado federal

Dia D

Na sessão desta terça-feira (10), a Câmara dos Deputados votará e “enterrará” a PEC 135/2019, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que prevê o voto impresso auditável a partir das eleições do ano que vem.

A proposta, defendida com unhas e dentes por Jair Bolsonaro, foi motivo de tensão entre os Poderes da República, com troca de acusações entre o chefe do Executivo e o presidente TSE e ministro do STF, Luís Roberto Barroso.

Segundo levantamento feito pelo Jornal O Globo, ao menos 330 parlamentares de 15 partidos já declararam voto contrário à PEC.

A matéria, inclusive, foi derrotada na semana passada por 23 votos contra 11 favoráveis na Comissão Especial que debateu o assunto na Câmara.

Tristeza e alívio

A votação e iminente derrota da PEC no plenário é um mix de tristeza e alívio por parte da base aliada do Governo Federal, sobretudo do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que articulou como pôde a aprovação da matéria.

Aos bolsonaristas, essa foi a principal pauta de 2021, mas até mesmo o presidente já admitiu a derrota.

Pressão contra

Em entrevista à rádio Brado, da Bahia, ontem (9), Jair Bolsonaro afirmou que Barroso “apavorou” líderes partidários a votarem contra a PEC. E, como muitos têm problemas com a Justiça, vai prevalecer a vontade do magistrado, apesar da maioria da população brasileira apoiar uma melhor auditagem dos votos e um reforço na segurança.

O TSE avalia aumentar o número de urnas eletrônicas que seriam submetidas ao chamado ‘teste de integridade‘.

Bancada dividida

A bancada do Amazonas está dividida sobre a pauta.

Os deputados Marcelo Ramos (PL), Zé Ricardo (PT), Sidney Leite (PSD) e Bosco Saraiva são contrários à PEC.

Átila Lins (PP) disse que vai esperar orientação de seu partido.

Já Capitão Alberto Neto (Republicanos), Silas Câmara (Republicanos) e Delegado Pablo (PSL) são favoráveis à mudança, que daria mais segurança na contagem dos votos.

‘Bom filho a casa torna’

Enfim o flerte de Amazonino Mendes com o DEM se tornará em compromisso oficial. De acordo com o presidente da sigla no Amazonas, Pauderney Avelino, o ex-governador se filiará ao partido em um evento que contará com a presença de ACM Neto, comandante nacional dos Democratas. A data, no entanto, ainda não foi definida.

Amazonino foi filiado ao DEM, que à época se chamava PFL, até 2006, e de lá para cá passou por PTB, PDT e mais recentemente esteve no Podemos, onde deixou o cargo de presidente estadual para retornar à antiga casa.

E David

Fica a dúvida de como o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), se comportará com essa articulação de Amazonino.

O DEM, vale lembrar, é o partido do vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, e do secretário de Educação, Pauderney Avelino.

Nos bastidores, comenta-se que David está mais inclinado a marchar ao lado do governador Wilson Lima (PSC) ou lançar o seu candidato ao governo.

Vale lembrar que o prefeito não tem uma relação muito amistosa com Amazonino, de quem foi oponente nas duas últimas eleições que disputou, além de ser ferrenho opositor na Assembleia Legislativa entre 2017 e 2018.

Voo mais alto

Deputado estadual de primeiro mandato e sem muita expressão no Parlamento Estadual, Saullo Vianna (PTB), decidiu alçar voos mais altos na política. Deixará uma segura recondução à Aleam para disputar uma das oito vagas de deputado federal.

Em reunião com lideranças, Saullo afirmou que sua candidatura para Câmara Federal conta com o apoio tanto do governador Wilson Lima, quanto do prefeito David Almeida, além de várias lideranças políticas do interior com e sem mandato.

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Rebeca a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário