Você está visualizando atualmente Opinião | Amazonino Mendes entra para história como maior político do Amazonas

Opinião | Amazonino Mendes entra para história como maior político do Amazonas

Opinião | Amazonino Mendes entra para história como maior político do Amazonas

Com 83 anos, ex-governador morre em São Paulo

História política: Quatro vezes governador, três vezes prefeito e senador da República

Políticos e personalidades lamentaram a morte de Amazonino

Não há político vivo no Amazonas que o ex-governador não tenha influenciado

Desde a redemocratização, Amazonino Mendes participa direta ou indiretamente das eleições

Direto ao Ponto: “Vá em paz, Negão. E que a sua vontade de viver e toda a sua trajetória sirvam de exemplo e de inspiração para todos nós”

Amazonino Mendes

Ontem (12) faleceu o ex-governador Amazonino Mendes, aos 83 anos, em São Paulo.

Amazonino, sem dúvida foi o maior estadista da história do Amazonas.

Carinhosamente apelidado de Negão, Amazonino Armando Mendes, ficou marcado no folclore político pela sua resistência, na cabeça das pessoas pelas suas realizações e legado e no coração dos amazonenses, pelo seu carisma e pelo reconhecimento que esse caboclo, predestinado a grandes feitos, que levava o estado no seu nome, representava para os amazonenses, em especial os mais humildes e do interior.

Inspiração

Amazonino tinha uma mente inquieta, inovadora, jovial e viveu sua vida fazendo o que mais gostava.

Política…

Não há político no Amazonas que ele não tenha influenciado e eleição no estado, desde a redemocratização, que Amazonino Mendes não tenha participado direta ou indiretamente.

Vá em paz, Negão. E que a sua vontade de viver e toda a sua trajetória sirvam de exemplo e inspiração para todos nós.

História

Amazonino Mendes entrou para a história do Amazonas e foi sem dúvida um dos políticos mais experientes e exitosos do Brasil.

O advogado, nascido em um seringal no município de Eirunepé, no interior do Amazonas, foi quatro vezes Governador do Amazonas, três vezes prefeito da capital Manaus e fez parte do Congresso Nacional, como Senador da República.

Filiado ao Cidadania, Mendes disputou sua última eleição em outubro do ano passado, quando tentou voltar ao cargo de governador do estado pela quinta vez.

Visionário e realizador

Em seu governo, obras marcantes foram executadas, como a construção do Bumbódromo de Parintins, a reforma do Teatro Amazonas, hospitais, rodovias e a menina dos olhos de Amazonino, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Não existe um município, dos 62 do Amazonas, que não tenha uma grande realização de Amazonino.

Tucumã

Em sua casa no Tarumã, centenas de políticos já passaram para pedir sua benção. Na sacola era de bom grado levar tucumã, iguaria favorita de Amazonino, e ele prontamente te atendia para dar um conselho ou uma opinião sobre os mais diversos assuntos e cenários políticos possíveis.

De lá já foram formados e forjados outros governadores, senadores, deputados e muitas lideranças políticas.

Política, sabedoria e paixão por tucumã, eram três características marcantes que estavam sempre presentes na casa do Negão.

Lula

Políticos e personalidades lamentaram a morte de Amazonino.

Em suas redes sociais, o presidente Lula disse que tinha muito orgulho e gratidão por ter recebido o apoio do ex-governador no segundo turno de 2022 e prestou solidariedade aos familiares, amigos e admiradores de Amazonino Mendes.

“Amazonino se dedicou a causa da vida pública até o fim. Com merecimento seu nome seguirá sendo sinônimo do estado que governou e amou”, disse Lula.

Wilson Lima

O governador Wilson Lima decretou luto oficial por 7 dias em todo o Estado do Amazonas em sua homenagem.

“Eu devo muito do que hoje sou ao ex-governador Amazonino Mendes. Entrei para a política fazendo críticas e buscando, em grande parte das vezes, sempre ser um contraponto ao que ele e seu grupo político foram e representaram para o nosso Estado. Mas uma coisa é inegável: Amazonino foi um dos maiores líderes políticos da história do Amazonas”, disse o governador.

David Almeida

O prefeito David Almeida decretou luto oficial na cidade de Manaus por cinco dias.

“Após lutar pela vida nos últimos dias, nos deixa, mas o seu legado fica, construído ao longo de quatro décadas dedicadas à vida pública”, disse David.

“Grande amazonense”

Amazonino foi homenageado por toda a bancada federal do Amazonas, composta por oito deputados federais e três senadores.

O senador Eduardo Braga gravou um vídeo:

“Perdemos um grande amazonense, um grande brasileiro, que teve um papel muito importante na vida das últimas gerações de amazonenses.[…] ele fez muitas obras e marcou a vida de muitas pessoas com carinho e dedicação”.

“Grandes ações”

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, disse que Amazonino deixa um legado de grandes ações que colaboram com a história do nosso povo e do nosso estado.

“Nos despedimos hoje do maior líder da história política do nosso estado, Amazonino Armando Mendes”, disse Cidade.

“Meu amigo”

Amigo pessoal de Amazonino, o desembargador e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Flávio Pascarelli, também prestou suas homenagens.

“O meu amigo, o estadista, morreu. Morreu devagarinho. Por ele, com Florbela, vou rezar uma prece doce e triste, lembrando que igual a ele não existe”, disse o desembargador.

“Uma lenda”

O ex-candidato a vice-governador na chapa de Amazonino, Beto Michiles, disse que o amigo era mais que um político, era um ser humano extraordinário, uma verdadeira lenda.

“Seus dias de luta terminaram, e agora, o céu azul é todo seu. Jamais lhe esqueceremos”, disse Michiles.

“Incansável”

O setor empresarial do Amazonas também se manifestou. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, disse:

“Amazonino foi um líder incansável e brilhante em defesa da Zona Franca de Manaus e do desenvolvimento da região”.

“Vermelho”

Amazonino era um fã da cultura popular, do Festival de Parintins, dos bois Caprichoso e Garantido, em especial do boi vermelho e branco, que tinha lugar cativo no seu coração.

Nas suas redes sociais o Boi garantido fez uma homenagem ao ex-governador com a canção “Vermelho”, do cantor e compositor amazonense Chico da Silva.

“O velho comunista se aliançou; Ao rubro do rubor do meu amor; O brilho do meu canto tem o tom; E a expressão da minha cor; Vermelho”, homenageou o Garantido

“Saga de um canoeiro”

O Boi Caprichoso também prestou as suas homenagens.

“A saga de um grande canoeiro chega ao fim. Um canoeiro que esteve nos braços dos rios de vários lugares do nosso Amazonas. O velho canoeiro que prestava homenagem ao seu estado no nome. O silêncio da mata, o som sereno da nossa marujada, as vozes caladas da nossa torcida, neste momento, prestam homenagens ao grande Tuxaua do povo do Amazonas, Amazonino Armando Mendes. O boi Caprichoso é eternamente grato por tudo! Descanse em Paz, Negão!”, homenageou o Caprichoso.

Velório

Ainda não há informações sobre o velório e o traslado do corpo para Manaus, onde o político deve ser velado, homenageado e sepultado.

O governador Wilson Lima disponibilizou à família do ex-governador Amazonino Mendes a estrutura do estado para uma despedida de chefe de estado, com direito a honras militares.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário