Você está visualizando atualmente Opinião | Queda de avião em Barcelos é a quinta com mais mortes no Amazonas

Opinião | Queda de avião em Barcelos é a quinta com mais mortes no Amazonas

Opinião | Queda de avião em Barcelos é a quinta com mais mortes no Amazonas

Avião modelo Embraer EMB-110 “Bandeirante” levava 12 turistas a bordo, além de piloto e copiloto; autoridades investigam ocorrência

Depois de 15 anos, senador Omar Aziz vai a Aleam receber Título de Cidadão do Amazonas e Medalha Ruy Araújo

Homenagens a Omar foram concedidas pelos deputados estaduais da época, Chico Preto e Janjão, respectivamente

Prefeito David Almeida inaugura sede da Semhaf e lança programas de habitação

Lula é hostilizado por brasileiros em NY: “ladrão” e “comunista”

Petistas querem publicidade oficial em ano eleitoral

Tragédia 

A queda de um avião modelo Bandeirante PT-SOG, da empresa Manaus Aerotaxi, é a quinta com mais mortes no Amazonas. 

Foram 14 vítimas, sendo 12 passageiros e dois tripulantes. 

O levantamento feito com base no Aviation Safety Network e National Transportation Safety Board (NTSB) um site especializado em segurança aérea.

Os corpos das 14 vítimas fatais foram transferidos para Manaus no fim da tarde deste domingo (17) . 

As causas do acidente estão sendo investigadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Onde o avião caiu

O avião saiu de Manaus por volta de meio-dia do sábado (16), com destino a Barcelos, uma viagem de aproximadamente duas horas, mas sofreu o acidente no município do interior durante o pouso.

Barcelos é conhecida pelo ecoturismo e considerada um dos destinos favoritos para os amantes de pesca esportiva.

Atualmente, a cidade está em alta temporada da atividade, que acontece entre os meses de setembro e fevereiro do ano seguinte.

FAB

Ainda no sábado, os corpos foram levados para um ginásio da cidade. Somente por volta das 16h50 de domingo (17) que chegaram na capital amazonense trazidos em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Depois seguiram para o IML, onde passam por exame de necropsia e foram identificados pelos familiares.

Passageiros

Além do piloto Leandro Souza e do copiloto Fernando Galvão, estavam a bordo: Euri Paulo dos Santos; Fabio Campos Assis; Fabio Ribeiro; Gilcresio Salvador Medeiros; Guilherme Boaventura Rabelo; Hamilton Alves Reis; Heudes Freitas; Luiz Carlos Cavalcante Garcia; Marcos de Castro Zica; Renato Souza de Assis; Roland Montenegro Costa; e Witter Ferreira de Faria.

Acidente

Chovia forte no momento do acidente. Um vídeo mostra o temporal no aeroporto de Barcelos momentos antes de acidente.

Segundo o governo estadual, ainda não é possível determinar as causas do acidente.

O Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, disse que, embora ainda não se tenha dados conclusivos sobre o que teria acontecido, segundo relatos de moradores, “a aeronave chegou a aterrissar, mas não teve pista suficiente para frear”.

Homenagens 

Hoje (18), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) concede o Título de Cidadão do Amazonas e Medalha Ruy Araújo ao senador Omar Aziz (PSD-AM).

A cerimônia acontece no plenário Ruy Araújo, às 10h. 

Título de Cidadão do Amazonas

A comenda de Título de Cidadão do Amazonas foi uma homenagem de autoria do ex-deputado estadual Chico Preto, concedida em 2008 ao senador Omar Aziz.

Medalha Ruy Araújo

A comenda da Medalha Ruy Araújo foi uma homenagem de autoria do ex-deputado estadual Janjão, concedida em 2009 ao senador Omar Aziz.

Entrega simbólica

Após 15 anos sem comparecer para receber as comendas, o senador Omar Aziz vai ao parlamento estadual para ser homenageado. 

A entrega simbólica das homenagens feitas por Chico Preto e Janjão foi solicitada pelo deputado João Luiz (Republicanos).

Inauguração

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugura nesta segunda-feira (18), a sede da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), localizada na avenida Constantino Nery, nº 200, Chapada, zona Centro-Sul.

A inauguração da sede comandada por Jesus Alves será marcada pelo lançamento de dois programas habitacionais e um sistema que vai facilitar o acesso dos cidadãos aos benefícios.

Os programas lançados serão o “Manaus Minha Casa”, que vai beneficiar neste primeiro momento 252 famílias com unidades habitacionais.

E o programa “Manaus Legal”, que até dezembro deste ano, alcançará cinco mil famílias com a regularização fundiária em núcleos urbanos na cidade.

Recepção calorosa

Ao deixar o hotel de luxo onde está hospedado em Manhattan, nos EUA, para o cumprimento de agenda, no último domingo (17), o presidente Lula (PT) foi hostilizado por brasileiros aos gritos de “ladrão”, “comunista”e “cachaceiro”. 

O petista está em Nova York para participar da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Ladrão”

Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver o momento em que Lula é abordado pelos brasileiros enquanto é protegido pela segurança e se dirige apressadamente para o carro.

“Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”, diz uma brasileira. 

“Como é que tá lá em Cuba?”, questiona outra manifestante.

Turbinar orçamento

Lula planeja destinar um valor recorde para impulsionar a publicidade oficial do governo em 2024, ano de eleições municipais. 

Inserido no projeto de Orçamento para 2024, o investimento previsto é de 647 milhões de reais, um aumento significativo em relação aos 359 milhões de reais disponíveis em 2023.

Impacto

Com impacto direto na imagem de Lula e do PT, o resultado das eleições municipais em 2024 é crucial para o plano político da legenda, uma vez que o número de prefeituras conquistadas pela sigla diminuiu significativamente em 2020.

Na última eleição municipal, o partido do presidente obteve o menor número de prefeituras dos últimos 20 anos.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário