Você está visualizando atualmente Opinião | Wilson Lima anuncia três novas secretarias: Desenvolvimento, Mineração e Esporte

Opinião | Wilson Lima anuncia três novas secretarias: Desenvolvimento, Mineração e Esporte

Opinião | Wilson Lima anuncia três novas secretarias: Desenvolvimento, Mineração e Esporte

Marcellus Campelo vai assumir a secretaria de Desenvolvimento Urbano

Jorge Elias Oliveira será o novo titular da secretaria de Esporte

Nome que irá comandar a secretaria de Mineração segue indefinido

Vereador Peixoto anuncia filiação ao Agir36 e assume vice-presidência estadual da legenda

Renato Junior recebe deputados e mostra andamento das obras da Casa de Praia Zezinho Corrêa

Caio André apoia Moção de Repúdio contra propaganda da Amazonas Energia

TCE-AM recomenda desaprovação das contas de 2020 do prefeito de Tonantins

Câmara aprova regime de urgência e PL da Censura será votado

Projeto quer transformar internet em um instrumento do vigilância e opressão do Estado

Biden anuncia candidatura à reeleição para a Presidência dos EUA em 2024

Novas secretarias

Ontem (25), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou a recriação da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel) e a criação da Secretaria de Mineração, Gás e Energia e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.

O anúncio foi feito durante o evento do lançamento do Edital de Seleção Pública do Bolsa Esporte Estadual 2023 e faz parte de uma mini reforma administrativa anunciada pela gestão estadual há algumas semanas.

Mensagem Governamental

A Mensagem Governamental foi encaminhada a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), está tramitando em regime de urgência e deverá ser votado nesta quarta-feira (26).

Nomes confirmados

Dois futuros secretários foram anunciados pelo governador Wilson Lima.

O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão que gerencia as obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), Marcellus Campelo, vai assumir a secretaria de Desenvolvimento Urbano.

O atual diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), Jorge Elias Oliveira, será o novo titular da secretaria de Esporte.

O nome que irá com comandar a secretaria de Mineração ainda será anunciado.

Estratégicas

“Nós estamos recriando a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Mineração, Gás e Energia. Nós estamos fazendo isso levando em consideração o quanto a gente evoluiu na questão do gás natural e dos investimentos que nós teremos nos próximos quatro anos, com a construção de três térmicas que serão movidas a gás natural. Temos a questão do potássio lá no município de Autazes. Estamos ampliando a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e nós estamos aproveitando a estrutura que já tem na Unidade Gestora de Projetos Especiais para ampliar as competências dessa secretaria”, afirmou o governador.

Tabuleiro

As mexidas do governador Wilson Lima são estratégicas.

Marcellus Campelo, que é tido como um ás da atual gestão, ganha mais espaço e protagonismo para tocar grandes projetos como o Prosamin+.

O esporte é uma das áreas que também passará a ter protagonismo neste segundo mandato do governador. Jorge Elias Oliveira irá tocar projetos como o Bolsa Esporte Estadual 2023, destinando até R$ 3 mil de patrocínio a atletas e paratletas, e o projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, que vai apoiar atletas e paratletas do estado com potencial para a competição.

O governador também anunciou a renovação do Projeto Mais Futevôlei nos Bairros e o retorno das atividades de natação no Parque Aquático de Alto Rendimento da Vila Olímpica de Manaus.

Já a pasta de Mineração pode trazer grandes projetos para o Amazonas e alavancar a economia do estado, já que existe uma promessa do governo federal de desburocratizar e flexibilizar as licenças ambientais que travam a exploração mineral, mesmo que sustentável, no Amazonas.

Novo partido

Após quase um mês sem partido, depois de anunciar desfiliação do Pros, o vereador Peixoto se filiou ao partido Agir36, antigo Partido Trabalhista Cristão (PTC), ao qual foi eleito em 2020.

O parlamentar também assumiu a vice-presidência estadual da legenda.

O evento, que aconteceu na segunda-feira (24), contou com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e da cúpula de secretários municipais.

Trabalho cooperativo

Ontem (25) o secretário Municipal de Infraestrutura, Renato Junior, fez um tour pelo Local Casa de Praia (Ponta Negra), com os deputados estaduais Daniel Almeida (Avante) e Wanderley Monteiro (Avante) e destacou os resultados e bons frutos obtidos pela gestão do prefeito David Almeida com o apoio do poder legislativo estadual.

“Um trabalho cooperativo, entre o poder Executivo Municipal e o Legislativo Estadual. Juntos, somos mais fortes! Essa é a gestão do prefeito David Almeida, e aqui o trabalho não para.”, disse Renato Junior.

Inauguração

O espaço localizado na orla da Ponta Negra — que passará a se chamar Casa de Praia Zezinho Corrêa — está em fase final de revitalização, com previsão de inauguração no próximo dia 1º de maio.

O novo espaço para as famílias manauaras e turistas, fornecerá uma central de artesanato, playground, áreas de convivência, quiosques e ações, com estrutura para receber shows intimistas.

Moção de repúdio

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), manifestou apoio à Moção de Repúdio contra a campanha publicitária da empresa Amazonas Energia, que define pessoas que não concordam com a instalação dos medidores aéreos como “a favor do crime”.

A moção foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Manaus.

“Propaganda ridícula”

“Aqueles que querem cometer furtos de energia devem sim pagar por isso, devem sim responder por suas atitudes, a Câmara jamais vai se colocar a favor de quem está cometendo atos ilícitos e a empresa precisa se retratar. Além dela cometer um ato criminoso, está indo de encontro a vontade da população mais uma vez, agora na forma desta propaganda ridícula”, disse Caio André.

Desaprovação das contas

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) emitiu parecer prévio pela desaprovação das contas de 2020 do ex-prefeito de Tonantins, Lázaro de Souza Martins. Ele foi eleito para o cargo em 2016 e permaneceu à frente da gestão municipal até 2020.

O relator do processo, conselheiro Ari Moutinho Júnior, apontou que o gestor não encaminhou dentro do prazo os balancetes mensais dos meses de janeiro a dezembro de 2020, sendo a prestação de contas um procedimento obrigatório para a fiscalização contábil, financeira e orçamentária do órgão.

PL da Censura

Nesta terça-feira (25) foi aprovado a urgência para a votação do PL das Fake News no plenário da Câmara dos Deputados.

O projeto teve 238 votos a favor e 192 contra.

Agora o texto segue para votação no plenário da Câmara sem passar pelas comissões temáticas. É um atropelo ao rito legislativo e ao debate democrático.

Perseguição

A PL 2630 é um projeto de lei que quer transformar a internet em um instrumento de vigilância e opressão do Estado.

Se aprovada, essa lei vai violar a privacidade e a segurança de milhões de pessoas, dando poder para o Estado obrigar as plataformas digitais a rastrear e identificar todos os usuários, para que eles possam silenciar vozes criticas e independentes, e principalmente impor a sua versão da verdade.

A internet precisa ser livre e plural, onde cada cidadão tenha o direito de se expressar e se informar sem medo de perseguição ou censura. Não podemos aceitar essa lei autoritária e antidemocrática!

O Direto ao Ponto é contra a PL da Censura!

Reeleição

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lançou oficialmente nesta terça-feira (25) sua candidatura para buscar um segundo mandato na Casa Branca em 2024.

“Toda geração tem um momento onde deve defender a democracia. Defender suas liberdades fundamentais. Acredito que esse é o nosso momento. É por isso que estou concorrendo à reeleição como presidente dos Estados Unidos. Junte-se a nós. Vamos terminar o trabalho”, escreveu nas redes sociais.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário