Você está visualizando atualmente Opinião | Passagem de Lula em Parintins: Pavulagem, promessas, baixa adesão de público

Opinião | Passagem de Lula em Parintins: Pavulagem, promessas, baixa adesão de público

Opinião | Passagem de Lula em Parintins: Pavulagem, promessas, baixa adesão de público

Lula confirma presença no Festival de Parintins do ano que vem 

Presidente chama impeachment de Dilma de “golpe” ao lado de aliados “golpistas”

Lula discursou no Amazonas ao lado dos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga, que em 2016 votaram pela destituição da então presidente

Governador Wilson Lima cobra promessas de Lula em defesa da ZFM e da BR-319 e o apoio ao desenvolvimento de novas matrizes econômicas

Moradores reclamam de presença de Lula em Santarém: ‘Fomos expulsos da praia’

Amom da bolo em Menezes pela segunda vez

Militar havia anunciado que faria live com o deputado federal na semana passada

Lula em Parintins

O presidente Lula optou por Parintins, em vez de Manaus, para sua primeira visita ao Amazonas após a eleição. 

Manaus é uma das capitais mais bolsonaristas do Brasil, e Lula escolheu estar em um município mais alinhado à esquerda, onde obteve 82% dos votos para presidente.

A visita em Parintins foi marcada por muita empolgação por parte dos políticos, especialmente do casal Lula e Janja, porém, teve baixa adesão da população. 

Lula trouxe muitas promessas, mas houve preocupações sobre a efetividade delas, com transferência de recursos, projetos e prazos em questão.

Chamou atenção o discurso do governador Wilson Lima, que cobrou as promessas de Lula em relação ao desenvolvimento da Amazônia, incluindo a defesa da Zona Franca de Manaus e a BR-319.

Irritação 

Já em Parintins, em alguns momentos, Lula se mostrou irritado, embora não se saiba se foi por conta do forte esquema de segurança montado para recebê-lo na ilha da magia ou pela baixa presença de público no evento.

Durante o cortejo do aeroporto para o local do evento, sequer abriu a janela para cumprimentar algumas famílias ao longo do trajeto.

No evento, a adesão da população de Parintins foi baixa. Muitos militantes, algumas caravanas da esquerda e comissionados da prefeitura de Parintins foram responsáveis pela recepção a Lula.

Pavulagem 

No evento de inauguração do trecho do Linhão de Tucuruí que interliga Parintins e na retomada do programa Luz Para Todos, Lula mostrou-se à vontade. 

Ele é mestre na arte da pavulagem e isso ninguém pode negar. 

Cantou e dançou ao lado de itens dos bois Caprichoso e Garantido, usando uma meia vermelha e outra azul, e até entrou dentro do boi, substituindo o tripa do Caprichoso.

Cidadão de Parintins

Lula foi agraciado com o Título de Cidadão de Parintins, onde recebeu a comenda das mãos do prefeito Bi Garcia. Durante a cerimônia, o prefeito o convidou para participar do festival de Parintins de 2024 e, claro, fez um pedido para a liberação de recursos federais para o município.

O prefeito também aproveitou para parabenizar a atuação dos seus principais aliados políticos, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB). 

Vaia

Wilson Lima, que em recentes pesquisas aparece com 70% de aprovação em Parintins, chegou a ser vaiado no final do discurso do prefeito Bi Garcia.

O governador e o prefeito de Parintins são adversários políticos, e circula nos bastidores que as vaias foram orquestradas a mando de Bi Garcia. 

O clima de rivalidade política entre os dois pode ter contribuído para a manifestação do público durante o discurso do governador.

Candidato em Parintins

O que era para constranger o governador, segundo fontes do Direto ao Ponto, acabou por dar combustível para Wilson Lima ter um candidato ou candidata para disputar a prefeitura de Parintins no próximo ano, fazendo frente ao candidato ou candidata apoiado pelo prefeito Bi Garcia.

Cobrança 

Ainda falando do governador Wilson Lima, seu discurso foi em tom de cobrança ao presidente Lula, de suas promessas de campanha, em defesa da Zona Franca de Manaus, da BR-319 e do desenvolvimento de outras matrizes econômicas do Amazonas. 

Povo da Amazônia

“O mundo e o Brasil conhecem o Amazonas pela copa das árvores. É necessário que se vejam as suas verdadeiras raizes, que é o povo que mora em Parintins, é o povo que mora no baixo amazonas, é o povo que mora nos lugares mais distantes da Amazônia.” disse o governador, salientando da importância de se cuidado e dar oportunidades a população. 

Matrizes econômicas. 

Wilson também pediu ao presidente Lula apoio para desenvolver as matrizes econômicas do estado, como o Gás Natural e o polo de fertilizantes com a exploração do potássio, gerando emprego e renda principalmente no interior do Amazonas.

Confirmado

Em seu discurso, Lula mais uma vez reiterou suas promessas em defesa do desenvolvimento da Amazonia e aceitou o convite feito pelos políticos locais de assistir o Festival de Parintins do ano que vem.

Negacionista

Em seu discurso, Lula fez críticas a Bolsonaro e voltou a chamar o impeachment de Dilma Rousseff de “golpe” — desta vez, ao lado de dois aliados “golpistas”.

Aliados golpistas

Lula estava ao lado de dois senadores amazonenses, Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (AM), que hoje são seus aliados, mas em 2016 votaram pela destituição da então presidente. 

Na ocasião, o Senado aprovou o impeachment de Dilma por 61 votos a 20.

Expulsos 

Após a passagem por Parintins, o presidente Lula e sua comitiva passaram o fim de semana nas praias de Alter do Chão, no Pará.

Na manhã deste domingo (6), banhistas relataram que foram retirados de uma região de praia em Alter do Chão. 

Segundo relatos que circulam nas redes sociais, moradores e visitantes tiveram que deixar o local devido a presença da comitiva presidencial.

“Pai dos pobres”

Em um vídeo, um homem mostra embarcações com diversas famílias que passariam o domingo na praia, mas que supostamente foram impedidas de desfrutarem do reduto. 

“O pai dos pobres, olha. Tá vendo? Quem fala que tem a maior popularidade do Brasil, não pode ficar no meio do povo que o elegeu. Tem que deixar a praia livre para eles”, relata um morador. 

Em mais um registro, feito por outra pessoa, é possível ver algumas embarcações que, conforme a filmagem, seria ‘polícia distintiva’. “[Estão] mandando a gente ir embora. Não pode mais ficar nas prainhas de Santarém”, expressa banhista.

Bolo

Pela segunda vez, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) deu um bolo no Coronel Menezes (PL). 

No dia 04 de julho, Menezes havia anunciado que Amom participaria de uma live com ele em 11 de julho, o que não aconteceu. Depois, disse que a live seria nos primeiros dias de agosto, mas também não ocorreu.

Desta vez, Menezes não justificou o motivo da falta de sua live semanal e da não participação de Amom, o que tem gerado rumores nos bastidores de que o deputado está evitando o Coronel Menezes.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário