Você está visualizando atualmente Opinião | Wilson pede união entre governadores

Opinião | Wilson pede união entre governadores

O governador Wilson Lima participou nesta terça-feira (24), em Brasília (DF), da primeira reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e do IV Fórum de Governadores.

Wilson pediu união entres os Estados da Amazônia Legal, e entre o Norte e Nordeste, pois são regiões mais vulneráveis a eventuais ataques.

Apelo

No seu discurso, Wilson fez um apelo em defesa da Zona Franca. Ele lembrou das declarações de Paulo Guedes sobre a ZFM que pegaram muito mal na semana passada. Wilson afirmou que o Polo Industrial de Manaus é responsável pela preservação de 97% das florestas do Amazonas, além de ser responsável pela arrecadação de impostos de quase 50% do total da região Norte.

“Nós merecemos mais”

O governador do Amapá, Waldez Goés, afirmou que é necessária a união dos estados na defesa de modelos de desenvolvimento regional para os estados mais carentes do país.

“A gente tem que repudiar (declarações que ameaçam a Zona Franca) nos unindo, a Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste, em defesa do pouco que existe. E nós queremos mais, nós merecemos mais. Estamos unidos nessa luta e juntos nós vamos vencer”, declarou Góes.

Mauro Carlesse, governador do Tocantins, também defendeu a união dos estados.

União faz a força

Ainda segundo Wilson Lima, a declaração de apoio de governadores do Norte e Nordeste é importante na defesa da ZFM.

“É fundamental, porque no Senado, Norte e Nordeste têm 51 senadores e, na Câmara, temos mais de 280 parlamentares. Então estamos unidos e é fundamental para lutarmos por essas pautas”, disse o governador.

BR 319

Wilson Lima ainda teve uma reunião com Tarcísio Freitas, Ministro da Infraestrutura. O principal assunto foi a BR 319 que liga o Amazonas ao restante do país. Hoje a BR se encontra intransitável.

Foi acertado que no mês de maio, Freitas vai visitar a rodovia junto com Wilson e representantes do Ibama para verem de perto as condições da BR. A ideia é sensibilizar o Governo Federal a iniciar as obras da BR 319.

Na Mira

Hoje a bancada do Amazonas se reúne, no fim da tarde, com Paulo Guedes, Ministro da Economia. A reunião promete ânimos bem exaltados.

O encontro é o primeiro depois de Guedes falar em rede nacional que não vai ferrar o Brasil para manter as vantagens da Zona Franca de Manaus. Será que ele pede desculpas?

Delação à vista

A Operação Maus Caminhos deve ser sacudida, nos próximos dias, com o possível acordo de delação premiada feito pela advogada Priscila Coutinho. Ela é cunhada e uma das principais figuras do esquema de desvios na saúde pública, liderado pelo médico Mouhammad Moustafa.

Chefe das finanças

As informações prometem ser devastadoras. Priscila é considerada pela Polícia Federal como a chefe do núcleo financeiro da organização criminosa. Era ela que ordenava pagamentos e direcionava as propinas pagas a políticos e agentes públicos.

STJ reduz pena de Lula

A maioria dos ministros da Quinta Turma do STJ fixou em 8 anos e 10 meses e 20 dias a pena de prisão de Lula.

Prisão domiciliar em setembro

Segundo o Código Penal, Lula poderá pedir progressão de pena após cumprir 1/6 da pena. Primeiro, ele deve pedir progressão para o regime semi aberto, contudo, como tem mais de 70 anos, poderá ir direto para a prisão domiciliar.

Tudo pode mudar  

Lula é réu em mais 06 processos criminais. Um deles já foi inclusive julgado pela primeira instância. Caso o ex-presidente seja condenado em um desses processos, o quadro muda e ele pode não conseguir a progressão em setembro. Veremos…

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário