Você está visualizando atualmente Políticos parabenizam Bruna Brelaz pela presidência da UNE

Políticos parabenizam Bruna Brelaz pela presidência da UNE

Políticos parabenizam Bruna Brelaz pela presidência da UNE

Parintinense e atualmente moradora do bairro de Petrópolis, a estudante de Direito Bruna Brelaz, foi eleita neste domingo (19) a primeira presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Na rede sociais, políticos parabenizaram a estudante, que entrou para a militância estudantil em 2013.

O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB) disse esse é um dia histórico para o movimento estudantil e para o Amazonas.

“Parabenizo a @brunabrelaz pela eleição para a presidência da União Nacional dos Estudantes, a @uneoficial. Ela é a primeira mulher negra eleita e primeira amazonense a comandar a instituição. Que orgulho!”, escreveu.

O deputado Zé Ricardo, também fez questão de ressaltar que a UNE tem a primeira negra e amazonense em seu comando.

“Hoje é um dia histórico para o movimento estudantil amazonense. Nossa @brunabrelaz foi eleita presidente da União Nacional dos Estudantes (@uneoficial). A primeira negra e amazonense a liderar essa instituição tão importante para a educação brasileira! Conte conosco nessa luta!”, contou Zé.

A deputado estadual licenciada e atual secretaria de Estado da Assistência Social, Alessandra Campêlo (MDB) parabenizou Bruno Brelaz em seu story.

“Mulher, amazonense e presidente da Une. Parabéns Bruna”, postou Campêlo.

História no movimento

Bruna teve o primeiro contato com o mundo da política e mobilização, por meio da amiga Gabriela Cativo, que foi uma das coordenadoras da primeira atividade nacional do movimento estudantil em que Bruna participou, a Bienal dos Estudantes, em Recife e Olinda.

“Eu tinha 18 anos, entrando para aquele mundo novo de política, de mobilização e ter uma mulher das minhas origens, parecida comigo já num cargo de coordenação foi uma grande referência”, contou a estudante.

A nova presidente da UNE é reconhecida pela organização de movimentos juvenis desde sua passagem pelo Instituto de Educação do Amazonas (IEA). A estudante ajudou a construir, no último mês de março, a principal campanha dos estudantes brasileiros na pandemia da Covid-19, o movimento “Vida, Pão, Vacina e Educação”, que viralizou pelas ruas e redes sociais.

Da mesma forma, Brelaz atuou recentemente, ao lado dos principais movimentos sociais brasileiros, na retomada das grandes manifestações populares de rua. A estudante disputou a cadeira máxima na UNE pela União da Juventude Socialista (UJS) e acredita no protagonismo da juventude popular, periférica, nas linhas de frente contra o bolsonarismo.

Deixe um comentário