Você está visualizando atualmente Vereadores e deputados estaduais serão incluídos na lista de monitoramento do Banco Central

Vereadores e deputados estaduais serão incluídos na lista de monitoramento do Banco Central

Vereadores e deputados estaduais serão incluídos na lista de monitoramento do Banco Central

Vereadores e deputados estaduais de todo o pais, serão monitorados pelo Banco Central, a partir de 1º de julho deste ano, é o que diz a circular publicada hoje (23), onde informa que eles serão inclusos junto com integrantes de conselho superiores e parentes de até segundo grau político, ao grupo de pessoas consideradas politicamente expostas e até como medida de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

O vereador Hiram Nicolau (PSD) disse ao Direto ao Ponto, que se for mais um mecanismo que funcionará na prática como fiscalização e não perseguição. Acredita que é super valido.

“Quanto mais fiscalização melhor. Eu não tenho opinião formada sobre isso. Quem deve alguma coisa é quem deve temer”, disse Hiram.

Com a ampliação, o Banco Central estima o ingresso de mais de 100 mil pessoas na categoria dos politicamente expostos, onde já existem os deputados federais, senadores, ministros e seus parentes de primeiro grau.

O deputado estadual e economista, Serafim Corrêa (PSB) informou que isso não é novidade e já existe há muito tempo.

“São as PPE- Pessoa Politicamente Exposta- e inclui todos os detentores de mandatos”, salientou Serafim.

Na pratica, a nova circular irá impor uma série de procedimentos a bancos e corretoras para monitorar transações financeiras suspeitas e, no limite, comunicar ao Conselho de Controle de Atividade Financeiras, órgão recém incorporado ao Banco Central.

Fonte: Crusoé

Deixe um comentário