Bolsonaro diz ‘Não pretendo participar das eleições municipais no primeiro turno’

Bolsonaro diz ‘Não pretendo participar das eleições municipais no primeiro turno’

Bolsonaro diz ‘Não pretendo participar das eleições municipais no primeiro turno’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) postou na manhã deste sábado (8) uma mensagem nas redes sociais sobre as eleições municipais, que têm o primeiro turno marcado para o dia 15 de novembro.

Anúncios

“Não pretendo participar das eleições municipais no primeiro turno”, diz a publicação. Bolsonaro também informou que tomou café da manhã com Murilo Hidalgo, diretor do Instituto Paraná, especializado em pesquisas eleitorais, de opinião e de mercado.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, comentou nesta semana sobre a possibilidade de prorrogação do horário das eleições neste ano por causa da pandemia do novo coronavírus. Até o momento, a Corte estuda estender o tempo de votação em uma hora.

Segundo Barroso, nas próximas semanas haverá uma definição, que pode resultar também na reserva de horário de votação para pessoas com mais de 60 anos – grupo de maior risco do novo coronavírus.

Biometria

No dia 15 de julho, Barroso também decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por Covid-19.

No entanto, segundo o TSE, os números mostram um avanço significativo na coleta dos dados nos últimos quatro anos. Enquanto, em 2016, 46.305.957 pessoas foram identificadas a partir das impressões digitais, em 2018, esse número saltou para 87.363.098 e, em 2020, já soma 117.594.975.

Esse avanço significa que 79,50% dos eleitores brasileiros já estão identificados pela biometria.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário