Você está visualizando atualmente TSE muda sistema após “filiação” de Lula ao PL

TSE muda sistema após “filiação” de Lula ao PL

TSE muda sistema após “filiação” de Lula ao PL

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu mudar o sistema de filiação partidária para reforçar a segurança e evitar fraudes. A medida foi anunciada neste sábado (13), após a Corte Eleitoral identificar uma suposta fraude em que o presidente Lula foi desfiliado do PT e filiado ao PL, partido de Jair Bolsonaro.

Agora, será necessário passar por um segundo fator de autenticação por meio do e-Título, aplicativo já usado por eleitores.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, determinou a apuração do caso.

Falsidade ideológica

A apuração interna do Tribunal Superior Eleitoral descartou a possibilidade de “ataque ao sistema ou falha na sua programação”.

A Corte Eleitoral identificou o uso de “credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa” feitas pelo login da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao PL de Jair Bolsonaro.

O login da advogada tem mais de 75 mil ações no sistema da Corte Eleitoral. Para o TSE, o elevado volume de ações é um sinal de que os dados não estão em posse apenas de Ana Daniela Leite e Aguiar.

“É possível que várias pessoas, ou mesmo robôs, estejam usando tais credenciais no processo de gestão do sistema de filiação partidária”, escreveu Alexandre Moraes em seu despacho.

O que disse Valdemar Costa Neto?

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que o caso é uma “grande bobagem” e atribuiu a falsa filiação de Lula a “algum hacker”.

“Está na cara que a filiação foi feita por algum hacker. Vamos pedir investigação também à PF. Em outubro, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) apareceu absurdamente como filiado ao PT. As informações da nossa advogada aparecerem como autora da suposta filiação é um fato normal, porque ela está credenciada junto ao TSE para consolidar as filiações em nível nacional”, disse Valdemar Costa Neto ao jornal O Globo.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário