Você está visualizando atualmente Opinião | Em ritmo de campanha: Prefeituráveis aproveitam feriado para marcar presença na disputa

Opinião | Em ritmo de campanha: Prefeituráveis aproveitam feriado para marcar presença na disputa

Opinião | Em ritmo de campanha: Prefeituráveis aproveitam feriado para marcar presença na disputa

David Almeida promove Encontro Estadual da Juventude do Avante no Amazonas

Amom Mandel troca acusações com jornalista nas redes sociais 

Roberto Cidade reforça ações de rua e participa de ensaio de escola de samba

Capitão Alberto Neto quer Bolsonaro e Tarcísio em seu palanque em 2024. Articulação foi feita na posse de Milei na Argentina 

Zé Ricardo cola em Carlos Almeida em evento para regularizar invasões do MST

A oito meses para o registro de candidaturas, articulações e movimentos de rua ganham força

David Almeida está entre os 11 prefeitos de capitais que devem se reeleger, aponta levantamento do Poder 360

PDT lança Israel Tuyuka como pré-candidato a prefeito de Manaus

Ameaça de guerra mostra como faltam tanques, armas e estrutura para o Brasil defender fronteiras

Investimento em Defesa abaixo da média mundial e falta de estradas criam vulnerabilidades

Prefeituráveis 

Aproveitando o feriado dedicado à padroeira do Amazonas, Nossa Senhora da Conceição, e estendendo as atividades ao final de semana, diversos pré-candidatos à Prefeitura de Manaus aproveitaram o período para realizar encontros estratégicos com seus apoiadores. 

Estas reuniões visam a articulação de ações e o fortalecimento de suas respectivas pré-candidaturas em preparação para as eleições do próximo ano.

David Almeida

O prefeito de Manaus, David Almeida, participou do Encontro Estadual da Juventude do Avante no Amazonas. 

O evento contou com centenas de participantes, e contou com a vereadores e lideranças políticas.

“A boa política precisa muito da participação e da voz da juventude.”, disse David. 

Retorno

O encontro também assinalou o retorno de Aryel Almeida, filha do prefeito e presidente Nacional do Avante Jovem, às atividades partidárias. 

Aryel, cuja presença sempre foi notável nas campanhas de seu pai, reintegra-se ao cenário político após um período afastada devido à maternidade.

Apoio

David também pretende lançar candidatos a prefeito pelo interior e fortalecer sua influência em outros municípios. 

Ontem, ele lançou o cientista político Jack Serafim como candidato à prefeitura de Carauari.

Amom

Amom segue dando prioridade às redes sociais. 

Ontem, mais uma vez, ele esteve envolvido em polêmica por um suposto acordo financeiro com um jornalista para falar bem dele, que não foi para frente.

Treta

Segundo Amom, ele achou R$ 6 mil muito e disse que não valeria a pena. 

O jornalista Fred Santana chamou Amom de mentiroso e disse que o acordo só não foi para frente porque ele não abriu mão da independência editorial de seu portal. 

Não é a primeira vez que o jovem deputado se mete em confusão com portais e perfis de fofoca em redes sociais.

Roberto Cidade

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade (União Brasil), segue focado nas ações de rua. 

Nos últimos dias, participou de duas agendas lotadas: uma com o deputado Felipe Souza (Patriota) e sua filha, a vereadora Thaysa Lippy (PP), e outra com o deputado Mario César Filho (União Brasil). 

Ontem, ele também participou, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Caio André, do ensaio da escola de samba Aparecida. 

A família Cidade, inclusive, será tema de homenagem da Escola de Samba em 2024.

Capitão Alberto Neto

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), foi o único político do Amazonas a integrar a comitiva da direita que participou da posse do presidente eleito da Argentina, Javier Milei.

Alberto, passou os últimos dias ao lado da cúpula da direita brasileira, entre eles o presidente de honra do PL, Bolsonaro, o presidente do PL Nacional, Valdemar Costa Neto, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e diversos deputados e senadores.

O parlamentar segue costurando sua candidatura a prefeitura de Manaus por cima, e quer Bolsonaro e Tarcísio no seu palanque em 2024.

Zé Ricardo

O ex-deputado Zé Ricardo (PT), esteve ao lado do ex-vice-governador e defensor público Carlos Almeida (sem partido), na comunidade Frederico Veiga, no Tarumã, reunidos com movimentos que lutam pela regularização da terra na área.

O Tarumã é uma das principais áreas de Manaus que sofrem com inúmeras invasões de terra.

Eleição 

Levantamento do Poder360 com as pesquisas eleitorais mais recentes em 20 capitais brasileiras mostra que 11 prefeitos estão atualmente em 1º lugar na disputa pela reeleição em 2024.

Competitivos

Além de David Almeida (Avante), prefeito de Manaus, também temos nomes como: Adriane Lopes (PP), prefeita de Campo Grande (MS); Cícero Lucena (PP), prefeito de João Pessoa (PB); JHC (PL), prefeito de Maceió (AL); Sebastião Melo (MDB), prefeito de Porto Alegre (RS);  João Campos (PSB), prefeito de Recife (PE); Tião Bocalom (PP), prefeito de Rio Branco (AC); Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro (RJ); Eduardo Braide (PSD), prefeito de São Luís (MA); Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo; e Lorenzo Pazolini (Republicanos), prefeito de Vitória (ES).

Liderança

David Almeida vem liderando todas as pesquisas eleitorais realizadas este ano. 

E quanto à aprovação da gestão, ela chega à casa dos 80%, a exemplo do que revelou a mais recente, do instituto Projeta, encomendada pela TV A Crítica e realizada no início desse mês de dezembro.

Candidato

O PDT confirmou sua participação nas eleições municipais do próximo ano, decidindo lançar um candidato próprio à prefeitura de Manaus.

O escolhido para representar a sigla é Israel Tuyuka, médico indígena que concorreu ao cargo de Governador do Estado no ano passado pelo Psol, alcançando a sexta posição nas eleições.

Destaque

Tuyuka ganhou destaque durante um debate, ele disse que estava “puto e muito triste” com a situação da estrada de Camanaus, em São Gabriel da Cachoeira.

O nome de Tuyuka foi apresentado pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, líder nacional do partido, que esteve em Manaus na semana passada.

Falta de investimentos

O Brasil tem capacidades militares superiores às da Venezuela. 

Mas a falta sistemática de investimentos em equipamentos militares e a fraca vontade política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vêm dificultando a defesa da fronteira de Roraima – território que corre o risco de ser violado por tropas venezuelanas se o líder Nicolás Maduro realmente decidir invadir a Guiana. 

A crise atual evidencia a vulnerabilidade militar do Brasil como um todo, causada especialmente por falta de verbas e de infraestrutura.

Movimento político

Analistas e militares dizem acreditar que a possibilidade de conflito em Essequibo é baixa, pois Maduro estaria ameaçando invadir a Guiana mais para criar um inimigo externo e ganhar capital político para as eleições do ano que vem.

BR-319

Mas a crise atual na fronteira mostra que uma guerra pode acontecer muito próximo do Brasil e que o país não teria condições de enfrentar uma “situação mais séria”.

Falta ao Brasil a infraestrutura de estradas e ferrovias para levar rapidamente equipamento militar, comida, combustível e suprimentos para regiões de fronteira que podem ser palco de conflitos.

Inclusive, nesse caso, a BR-319.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário