Você está visualizando atualmente Opinião | Médicos cubanos deixarão Amazonas em dez dias

Opinião | Médicos cubanos deixarão Amazonas em dez dias

Cuba está com pressa. Sua embaixada em Brasília informou hoje que os cubanos que integram o Programa Mais Médicos começarão a deixar o país em dez dias.

Atualmente, esse contingente é de 8,3 mil médicos.

28 milhões de brasileiros sem assistência

Em nota divulgada ontem, a Confederação Nacional dos Municípios diz que a retirada dos cubanos do programa Mais Médicos afetará 28 milhões de brasileiros.

“Entre os 1.575 municípios que possuem somente médico cubano do programa, 80% possuem menos de 20 mil habitantes.

Dessa forma, a saída desses médicos sem a garantia de outros profissionais pode gerar a desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas”, diz a CNM.

Senadora Vanessa preocupada

Em publicação no facebook nesta quinta (15) a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) se mostrou apreensiva com a suspensão do Mais Médicos.

“Me deixou muito triste e preocupada, em especial com o povo da periferia e do interior do Amazonas. Serão 292 profissionais de atendimento a menos no meu Estado em localidades que só possuem atendimento médico por causa da presença dos cubanos.”

Vanessa citou como exemplo o município de Manacapuru, onde o Dr. Jean-Gardy Merceus, cubano, por muito tempo foi o único médico a levar atendimento aos moradores de comunidades ribeirinhas, que pela primeira vez na vida tiveram a oportunidade de ir ao médico.

Prestação de contas

Os candidatos e partidos políticos que disputaram o segundo turno têm até as 19h deste sábado (17) para prestar contas da campanha à Justiça Eleitoral.

Wilson Lima e seu vice já entregaram as prestações de contas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), mas a documentação ainda está pendente de julgamento.

Essa etapa é condição para que o governador eleito seja diplomado no dia 17 de dezembro, data acertada entre o TRE-AM e o governo de transição.

Falando em Wilson

O governador eleito já está de volta à terrinha, onde passa a se dedicar à transição do governo junto à sua equipe bem como à escolha de nomes para o seu futuro secretariado.

Perguntado pelo Direto ao Ponto se assim como Bolsonaro, que vai aproveitar nomes da gestão de Temer, em seu futuro governo, poderia aproveitar nomes da gestão de Amazonino, Lima disse que “esta montando um governo com pessoas qualificadas e comprometidas, independente de terem participado ou não de administrações anteriores.”

Apine-Am divulga nota

A Associação dos Produtores Independentes de Energia Elétrica no Interior do Estado do Amazonas (Apine-Am) divulgou nota, nesta quinta (15), esclarecendo que o Governo do Amazonas, que ao contrário do que tem sido publicado por parte da imprensa local, não prevê renúncia alguma de recolhimento do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) junto às empresas que atuam na geração de energia elétrica no interior do Amazonas.

Restabelecido a verdade

A Apine-AM afirma que, atualmente, a geração de distribuição de energia no interior do Estado é feita exclusivamente pela Amazonas Distribuidora, estatal do Governo Federal e que a arrecadação de ICMS por parte da estatal nos municípios, à exceção de Manaus, é igual a zero.

A Associação é clara e direta quando afirma, no texto, que o decreto “não deu isenção, não deu benefício fiscal e não retirou do tesouro nenhum tostão, não havendo perda de receita como insinuam as reportagens”.

Denúncia de desoneração

O tema foi levantado por parlamentares de oposição na Assembleia Legislativa que afirmaram que por decreto do Governo Estadual, o Amazonas poderia perder R$ 300 milhões em razão da renúncia fiscal em prol das prestadoras de serviços energéticos para a Eletrobras Amazonas Energia.

Princípios Republicanos

Em pronunciamento em rede nacional, Michel Temer disse que a “hora da divisão já passou” e que o “sucesso do presidente Jair Bolsonaro será o sucesso de todo nosso país”.

Ao celebrar a Proclamação da República, o presidente disse que está fazendo uma transição “das mais civilizadas e cordiais” e espera que o Brasil “cresça e avance ainda mais do que no período em que estive à frente da administração federal”.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook:
 facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 984132214

Deixe um comentário