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Ponte na BR-319 começa a ser reconstruída 10 meses após desabamento

Ponte na BR-319 começa a ser reconstruída 10 meses após desabamento

As obras da ponte sobre Rio Curuçá, na BR-319, começaram dez meses depois da queda da estrutura que deixou cinco pessoas mortas, em setembro de 2022. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a chegada do verão amazônico e diminuição das chuvas, colaborou com o início das obras.

Segundo o Dnit, as obras estão na fase de fundação da ponte sobre o rio Curuçá, com a execução de cravação das camisas metálicas, onde será executada a montagem das armaduras, para depois colocarem as estacas de fundação.

A chegada do verão amazônico e a diminuição das chuvas intensas, ajudarão a finalização das obras em um tempo hábil.

“As obras seguirão em ritmo acelerado, principalmente, considerando que o período seco coincide com a vazante dos rios, o que possibilitará uma maior intensidade na execução das obras”, diz nota do Dnit.

O Dnit apontou, ainda, que obra da ponte será toda executada em peças pré-moldadas, sendo os pilares em concreto e terá fabricação local.

A retirada dos escombros da ponte também contribui para que a instalação da ponte pudesse acontecer, sem interferências.

Além da ponte sobre o Rio Curuçá, a ponte Autaz Mirim desmoronou dez dias depois.

Dnit informou que os projetos e obras da ponte Autaz Mirim já estão contratados e a empresa já está mobilizada com canteiro de obras no local.

Travessias

Com a construção da ponte, as travessias dos rios Curuçá e Autaz-Mirim vão continuar sendo realizadas por balsas.

Segundo o Dnit, a empresa de navegação responsável pelo serviço deverá providenciar, com urgência, que as rampas metálicas de embarque e desembarque da balsa sejam prolongadas para dar agilidade à travessia.

Fonte: G1 Amazonas

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