Você está visualizando atualmente ‘Única baleia que não gosta de mim está no ministério’, diz Bolsonaro

‘Única baleia que não gosta de mim está no ministério’, diz Bolsonaro

‘Única baleia que não gosta de mim está no ministério’, diz Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu com ironia à decisão do Ministério Público Federal de acompanhar um inquérito da Polícia Federal que investiga se ele ‘importunou’ uma baleia-jubarte durante uma visita a São Sebastião, em São Paulo, no mês de junho.

Durante um evento do PL Mulher em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Bolsonaro comentou: “Todo dia tem uma maldade em cima de mim, a de ontem foi que estou perseguindo baleias”. E acrescentou: “A única baleia que não gosta de mim na Esplanada é aquela que está no ministério, é aquela que diz que eu queria dar golpe, mas some com vídeos do seu ministério”.

A referência à ‘baleia’ remete ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Durante a CPMI do 8 de Janeiro, parlamentares solicitaram imagens de câmeras de segurança internas do Ministério, mas o ministro Flávio Dino informou que haviam sido apagadas. Até o final da CPMI, a comissão recebeu apenas imagens de câmeras externas, alegando que o sistema de gravação preserva as imagens por apenas 15 dias.

O inquérito sobre a baleia-jubarte foi instaurado com base em um vídeo que mostra um homem em um jet ski próximo ao animal marinho. A procuradoria suspeita que Bolsonaro tenha sido o condutor, e a Polícia Federal busca possíveis crimes previstos em lei, que proíbe a pesca ou ‘importunação intencional’ de baleias no litoral brasileiro.

De acordo com as investigações, a baleia jubarte apresentava ‘comportamento aéreo’, caracterizado quando o animal surge na superfície batendo na água com a nadadeira peitoral e a cauda. O condutor da moto aquática estava a uma distância considerada inadequada e gravava um vídeo a partir de seu celular, conforme apontam as investigações da procuradoria.

Fonte: Conexão Política

Deixe um comentário