Você está visualizando atualmente Opinião | Gleisi Hoffmann chega a Manaus para acalmar petistas sedentos por cargos

Opinião | Gleisi Hoffmann chega a Manaus para acalmar petistas sedentos por cargos

Opinião | Gleisi Hoffmann chega a Manaus para acalmar petistas sedentos por cargos

Presidente Nacional da sigla participa do projeto “Elas por Elas 2024”

Militantes do Amazonas ainda tentam dar uma rasteira em Bosco Saraiva e assumir a Suframa

Grupo de Trabalho da Reforma Tributária chega ao Estado para visita ao Polo Industrial

Governo Federal e GT da Câmara não colocaram uma linha de defesa da Zona Franca de Manaus no papel até agora

Marcelo Ramos critica Assembleia do Amazonas, comete gafe e depois apaga post

Fausto Santos Jr afirma que eleição de nova Mesa Diretora da Aleam foi democrática e dentro das quatro linhas da Constituição

Tadeu de Souza tem encontro com Alckmin: “de vice para vice”

Forças de Segurança apreendem 49 adolescentes envolvidos em ameaças a escolas

A estreia do ‘Dilmês’ na China

Bombeira

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, visita Manaus nesta sexta-feira (14) oficialmente para participar do encontro do projeto “Elas por Elas 2024”, que é organizado pela ala feminina da sigla.

No entanto, Gleisi virá mesmo como uma espécie de bombeira no intuito de apagar a sanha dos militantes locais que estão a ponto de “incendiar” o ambiente do partido por conta de cargos na estrutura do Governo Federal.

Disponível

Ao todo, são 23 cargos federais no Amazonas que ainda estão preenchidos interinamente, ou seja, podem ser indicados pelo presidente Lula.

O principal deles, claro, o de superintendente da Suframa, cargo que foi prometido ao ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade).

No entanto, até o momento a nomeação ainda não saiu no Diário Oficial da União (DOU).

Rasteira

Falando em Suframa, petistas de longa data no Estado ainda pressionam o Governo Federal para que um integrante da sigla seja nomeado na Suframa e não Bosco. Talvez seja por isso a demora na nomeação do ex-parlamentar.

Nos bastidores, comenta-se que os petistas queriam que o também ex-deputado federal José Ricardo (PT) fosse o indicado, já que, ele além de ser petista é economista e conhecedor do modelo Zona Franca.

Mais cargos

Além da Suframa, estão vagos cargos como superintendente do Incra; superintendente do Ibama e coordenação dos Distritos Sanitários Indígenas (Dseis).

Elas por Elas

A visita de Gleisi vai durar três dias e entre as agendas está o lançamento do projeto “Elas por Elas 2024”, que visa estimular a participação feminina na política.

A candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Eduardo Braga (MDB), Anne Moura, vai coordenar a ação.

Moura é secretária Nacional de Mulheres do partido.

GT em Manaus

O Grupo de Trabalho (GT) da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Reforma Tributária realiza nesta sexta-feira (14), às 10h, o Seminário Estadual sobre Reforma Tributária em Manaus.

O evento tem a coordenação dos deputados federais Saullo Vianna (União Brasil) e Sidney Leite (PSD) e contará com a presença do coordenador do GT, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) e do relator da PEC, deputado Aguinaldo Ribeiro.

Impactos na ZFM

Realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o seminário vai debater as PEC’s que tratam da Reforma Tributária e seus impactos sob a Zona Franca de Manaus (ZFM).

A agenda das autoridades incluirá visitas a fábricas do Polo Industrial de Manaus.

Só promessa

Mesmo com várias promessas de Lula durante a campanha, a verdade é que a ZFM vive sim um momento delicado com a iminente reforma e o arcabouço fiscal no País.

E nem o Governo Federal e nem o GT deram, ainda, garantias de que ambos vão preservar as isenções fiscais que fazem do modelo algo atrativo e competitivo.

Oportunidade

É fato que a visita dos parlamentares ao Estado e sobretudo às fábricas é uma excelente oportunidade para convencê-los acerca da importância da ZFM para economia local e, também, para a preservação da floresta em pé, que tem se tornado um grande atrativo para o Brasil diante do mundo.

O Fundo Amazônia é uma prova disso.

Gafe

O ex-deputado federal e advogado constitucionalista Marcelo Ramos cometeu uma gafe nas redes sociais ao afirmar que o Supremo Tribunal Federal (STF) não permite a reeleição de presidentes de casas legislativas na mesma legislatura, o que não é uma verdade.

Certamente orientado por alguém mais atualizado acerca das decisões do Supremo, Ramos apagou o post, mas como dizem na internet: o print é eterno.

Crítica

A postagem de Marcelo Ramos foi claramente uma crítica à recondução de Roberto Cidade (União Brasil) ao comando da Aleam até janeiro de 2027, numa eleição realizada na tarde da última quarta-feira (12).

Constitucional

O deputado federal Fausto Santos Jr. (União Brasil) além de parabenizar a reeleição de Cidade, explicou que “do ponto de vista constitucional é amparado pelo STF que já consolidou o entendimento sobre eleições para mesas das Assembleias Legislativas”.

Cutucada

Fausto aproveitou para cutucar Ramos e nas entrelinhas o chamou de integrante da “velha política”.

“É normal no processo político ruídos e esperneios de grupos da velha política, apesar de isso os apequenar, é até compreensível. Já o jurista não tem essa liberdade, tem que estar alinhado com uma visão clara do que determina a nossa constituição. Portanto é preciso se decidir. Se é político ou jurista, para que um papel não boicote o outro”, disse.

De vice pra vice

O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), se reuniu nessa quinta-feira (13), com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) em Brasília.

Os vices tiveram uma conversa amistosa para falar sobre a Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria, dentro da estrutura do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) que impulsionará o Amazonas no desenvolvimento dos novos vetores econômicos com uso dos ativos da floresta.

Adolescentes apreendidos

O Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar — implantado pelo Governo do Amazonas — apreendeu até o momento 49 adolescentes envolvidos em ataques ou na propagação de ameaças de ataques a escolas.

Uma parcela dos apreendidos responderá por atos infracionais análogos a atos preparatórios para terrorismo.

As ameaças tinham como possíveis alvos escolas localizadas nas zonas norte, leste, centro-sul, oeste e centro-oeste de Manaus e também no interior do Estado, nos municípios de Anamã, Anori, Apuí, Benjamin Constant, Itapiranga, Iranduba, Lábrea, Maués, Novo Airão e Presidente Figueiredo.

Dilmou

Em sua “estreia” na China, a ex-presidente Dilma Rousseff — que tomou posse no Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, sigla em inglês), conhecido como Banco do Brics nessa quinta-feira (13) — já colocou em prática o velho conhecido “dilmês”.

Mesmo com duas potências localizadas no hemisfério Norte, Dilma chamou o banco de desenvolvimento dos Brics de uma organização para países do Sul e, ao tentar corrigir, causou uma confusão maior ainda.

Assista o vídeo no Direto ao Ponto.

Gafes

Enquanto esteve na Presidência do Brasil, Dilma viralizou nas redes sociais com inúmeros discursos desconexos.

Alguns vídeos famosos trazem erros matemáticos, proposta de estocar vento e a famosa saudação à mandioca.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário