Você está visualizando atualmente Opinião | Com as bênçãos de Wilson Lima, Rodrigo Sá assume o comando do PP no Amazonas

Opinião | Com as bênçãos de Wilson Lima, Rodrigo Sá assume o comando do PP no Amazonas

Opinião | Com as bênçãos de Wilson Lima, Rodrigo Sá assume o comando do PP no Amazonas

“Agradeço a missão dada pelo governador Wilson Lima para fortalecer a sigla no estado”, diz Rodrigo Sá

Diretor-presidente do Detran-AM ganha protagonismo e pode ser o vice indicado do governador nas eleições de 2024

Governador amplia número de partidos aliados de olho nas eleições municipais

Mudança na CMM: Jander Lobato perde liderança do PP para Thaysa Lippy

Marcos Rotta perde comando de PP e pode sair do partido

Vice-prefeito assume a Casa Civil e ganha espaço com David

Com PP nas mãos de Wilson, David mira outros partidos

Republicanos e PSDB podem estar na mira de David Almeida

De olho em 2024

O governador Wilson Lima (União Brasil) saiu na frente nas articulações para as eleições municipais do ano que vem.

Wilson, que se consolidou — após a reeleição — como a maior liderança política do Amazonas, começa a posicionar as peças no tabuleiro eleitoral.

Com uma articulação com o presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PP-PI), tomou o comando do partido do vice-prefeito Marcos Rotta (PP) e passou para o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo Sá.

O PP é o quarto maior partido do Brasil, tem uma bancada de 47 deputados federais e seis senadores e um robusto fundo partidário e eleitoral. Além de tempo de TV.

Rodrigo Sá

Rodrigo de Sá é um dos homens de confiança do governador Wilson Lima. Ele é diretor-presidente do Detran Amazonas desde 2019, tendo se afastado para concorrer a um cargo de deputado federal nas eleições do ano passado pelo PL e retornando ao cargo em novembro do ano passado.

Em sua primeira experiência eleitoral, ele obteve 11.833 votos, o terceiro mais votado do seu antigo partido, o PL.

“Missão”

Ao Direto ao Ponto, Rodrigo Sá se disse feliz e grato pela confiança do governador Wilson Lima, responsável por sua indicação. E que seu principal objetivo é organizar e fortalecer a sigla no Amazonas para as eleições do ano que vem.

“Foi uma missão dada pelo governador Wilson Lima. Ele sabe que eu sou um soldado leal e que vamos fazer a diferença no PP. Já mostramos o que podemos fazer na frente de uma instituição difícil e complexa na frente do Detran Amazonas e vamos levar essa experiência de gestão para o partido, com eficiência e transparência para fortalecer a sigla, especialmente para as próximas eleições municipais, não só em Manaus, mas em todos os diretórios do interior do estado”, disse Sá, que concluiu afirmando que já está preparando um grande ato de filiação ao partido.

Vice

Logo após a confirmação de Rodrigo Sá para o comando do PP no Amazonas, nos bastidores seu nome ganhou força em uma possível indicação para vice em uma chapa com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

A pouco mais de um ano e quatro meses das eleições, os ensaios, possibilidades e alianças começam a se desenhar.

Mudança na liderança

A mudança de comando do PP também já repercutiu na Câmara Municipal de Manaus: o vereador Jander Lobato, mais próximo do prefeito, perdeu a liderança do partido para a vereadora Thaysa Lippy, mais próxima de Wilson.

Órbita

Pelo menos outros três partidos estão diretamente na órbita do governador: Podemos, Patriota e PSC.

E outros podem chegar.

ALEAM e CMM

Além disso, o governador tem uma base ampla de deputados na Assembleia Legislativa do Amazonas e de vereadores na Câmara Municipal de Manaus, e sua articulação — que garantiu dois aliados nas presidências das duas casas legislativas, Roberto Cidade (União Brasil) e Caio André (PSC) — colocam Wilson em uma posição estratégica e decisiva na disputa pela prefeitura de Manaus em 2024.

De saída

Quem pode estar de saída do PP é o vice-prefeito Marcos Rotta.

Após perder o comando, Rotta tem uma conversa agendada para hoje com o prefeito David Almeida para decidir seu futuro político partidário.

Casa Civil

Falando em Rotta, o vice-prefeito assume hoje o comando da Casa Civil da Prefeitura de Manaus, ganhando mais espaço e protagonismo na gestão.

Rotta assumirá o lugar de Rafael Bertazo, que estava no cargo desde que o ex-titular, Tadeu de Souza (Avante), pediu exoneração para disputar a eleição, na qual acabou sendo eleito vice-governador do Estado.

Além da mudança na Casa Civil, é aguardada a oficialização do novo titular da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A solenidade acontece às 10h, na sede da prefeitura de Manaus.

“Só ano que vem”

Com a ida do Progressistas para as mãos do governador Wilson Lima, o prefeito David Almeida — candidato a reeleição, que desde o ano passado flertava com PP — tem diminuída as opções de partidos para obter melhores condições partidárias para a disputa eleitoral.

Ao site O Poder, David afirmou que segue no Avante e que não vai se posicionar em relação a questões de outros partidos e sobre sua reeleição.
“Não falo de política nem de partido, só ano que vem.”, disse David.

Possibilidades

David é um conservador declarado e tem grande penetração com o eleitor evangélico. O que diminui a possiblidade de se filiar em partidos de esquerda ou de centro-esquerda alinhados com o presidente Lula, como: o PSD de Omar Aziz, o PSB de Serafim Corrêa e o PDT de Luiz Castro.

Assim, sobram poucas possibilidades, entre elas, o Republicanos de Silas Câmara e até o PSDB de Plínio Valério.

A primeira pode ser costurada rapidamente com o diretório nacional e contemplando espaços para Silas.

A segunda, com Plínio Valério, poderia envolver o apoio à reeleição do senador em 2026. Essa possibilidade poderia inviabilizar uma candidatura de Amom Mandel, deputado federal pelo Cidadania, partido federado com PSDB.

Como em política até boi voa, todos os cenários são levados em consideração e analisados.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário