Você está visualizando atualmente Opinião | “Vou com a cara do Marcos e ele vai com a minha”

Opinião | “Vou com a cara do Marcos e ele vai com a minha”

Com essas palavras e com fotos divulgadas em suas redes sociais foi selada a paz entre o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), e seu vice, Marcos Rotta (sem partido), nesta quinta-feira (3), um dia após Rotta ter reassumido seu cargo na prefeitura.

Os dois estavam rompidos politicamente e pessoalmente desde agosto de 2018, após as convenções partidárias em que Rotta foi excluído das articulações e preterido pelo grupo político encabeçado por Arthur, como candidato ao governo ou a vice-governador do Estado. Por conta disso aliou-se ao ex-governador Amazonino Mendes (PDT).

Canto da sereia

Em entrevista de mais de uma hora do portal BNC, Arthur teceu elogios a Rotta e vislumbrou grandes projetos para seu vice-prefeito. Afirmou que tem “cargos muito importantes para Marcos” e que suas decisões futuras serão uma forma de ressaltar o apreço que tem pelo político, além de ser ele uma representação muito boa do próprio prefeito.

As declarações de Arthur Neto são bem oportunas haja vista estarmos em ano pré-eleitoral e considerando a falta de um nome forte que o prefeito possa lançar como candidato à sua sucessão, na eleição de 2020.

Mea culpa

Talvez, lançando Rotta candidato a prefeito no próximo ano, seja um mea culpa do tucano por ter desprezado o capital político de seu vice-prefeito na eleição majoritária de 2018, em que preferiu acomodar o filho, o deputado federal licenciado Arthur Bisneto (PSDB), numa chapa fracassada, encabeçada pelo senador Omar Aziz (PSD).

O tucano revelou que no primeiro encontro com Rotta, após o desenlace, os dois tiveram uma conversa cordial, em que admitiram erros mútuos, que acabaram por dificultar as coisas naquele momento. “Lavamos a roupa suja, mas de maneira muito cordial”.

Em segundo plano nunca mais

Nos bastidores, Marcos Rotta tem deixado a entender que ele não será mais aquele político excelente e respeitado por todos, mas que na hora das decisões é deixado em segundo plano.

Sem partido, ele já está à procura de uma legenda para se filiar, em que possa ter as rédeas e comando e, não apenas um coadjuvante.

Timing

Rotta sabe que seu timing está passando e que precisa fazer uma grande mexida no tabuleiro eleitoral de 2020 para se firmar como liderança política.

Por outro lado, Arthur Neto sabe que não tem sucessor e que precisa, urgentemente, apostar num líder para transferir o seu legado político.

E ambos sabem que essa reaproximação é muito útil para fortalecer, desde já, uma possível pré-candidatura, uma vez que outros nomes fortes que estão em evidência começam a despontar nesse processo pré-eleitoral.

Novo comando

A Executiva Nacional do PSL decidiu trocar o comando da sigla no Amazonas e o escolhido foi o deputado federal eleito Pablo Oliva segundo matéria publicada no O Poder.

Pablo assume a presidência do PSL-AM nesta sexta-feira (03), em substituição ao tenente coronel da reserva Ubirajara Rosses.

Esse pode ser o primeiro passo do futuro deputado federal para uma candidatura à prefeitura de Manaus em 2020. Até porque o PSL pretende lançar candidatos em todas as capitais.

Esclarecimento

O ex-governador Amazonino Mendes publicou em seu facebook um texto de esclarecimento sobre a questão dos pagamentos de energia elétrica do Governo do Amazonas, que segundo o relatório da equipe de transição do governador Wilson Lima, encerrou o ano com dívidas de R$ 140 milhões.

“Nós pagamos a tarifa de energia até descobrirmos uma dívida de R$ 1,7 bilhão em ICMS da Amazonas Energia. Paramos de pagar e oficializamos essa dívida da concessionária para com o Estado que já foi devidamente reconhecida pelo Conselho de Recursos Fiscais e ajuizada. Portanto, aptos para depósitos judiciais ou para efetuar encontro de contas. Ou seja, o valor que o Estado teria que pagar é infinitamente menor que o débito da distribuidora com o Estado.”

Agulhada

Amazonino conclui o texto dizendo ser compreensível que seu sucessor, recém empossado, Wilson Lima, ainda não conheça todos os números, a situação. Por isso, talvez, tenha divulgado informações equivocadas.

 

 

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

 

Fale com a gente:

WhatsApp: 92 98413-2214

WhatsApp: 92 99382-4598

Deixe um comentário