Você está visualizando atualmente Maduro diz que Venezuela sairá “mais forte” do referendo sobre Guiana

Maduro diz que Venezuela sairá “mais forte” do referendo sobre Guiana

Maduro diz que Venezuela sairá “mais forte” do referendo sobre Guiana

O ditador Nicolás Maduro, afirmou neste domingo, (3), que a Venezuela sairá “mais forte” referendo sobre a anexação da região de Essequibo, que representa 70% do território da vizinha Guiana. 

“Estamos resolvendo, por meios constitucionais, pacíficos e democráticos, um saque imperial com 150 anos”, disse ao canal estatal VTV depois de votar no plebiscito.

“Estou certo de que, a partir de hoje, vamos sair mais fortes. Estou otimista, tenho a esperança renovada de que hoje vamos sair mais fortes como país para falar alto, claro e forte.”

Maduro afirmou ainda que o primeiro efeito do referendo será “sentar-se com o presidente da Guiana”, Irfaan Ali, que, segundo o ditador venezuelano “tomou o caminho do confronto”.

A disputa pelo território de Essequibo existe desde a independência da Venezuela e já envolveu o Reino Unido e os Estados Unidos. Um fator relevante recente são as reservas de petróleo da região que foram descobertas em 2015. 

Se levar adiante seu plano de anexar Essequibo, Maduro estará infringindo a Carta da ONU, que pede o respeito à soberania das nações.

Diante dessa ameaça, os EUA e o Reino Unido anunciaram seu apoio militar à Guiana, caso seja necessário. Prevê-se um fluxo intenso de militares americanos na Guiana durante o mês de dezembro.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário