Você está visualizando atualmente Maduro promulga criação de província da Venezuela em Essequibo

Maduro promulga criação de província da Venezuela em Essequibo

Maduro promulga criação de província da Venezuela em Essequibo

O ditador Nicolás Maduro promulgou nesta quarta-feira (3), uma lei que cria uma província da Venezuela em Essequibo, território que pertence à Guiana.

Chamado de “Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo”, o documento tem 39 artigos para regulamentar a fundação do estado da “Guiana Essequiba”, anexando ao país o território rico em minérios e petróleo.

“Com muito orgulho, amor e empenho assinei e promulguei esta Lei Orgânica vinculativa e obrigatória que a Assembleia Nacional aprovou, tem valido a pena resgatar o sonho dos libertadores, de lutar pela nossa terra e pelos nossos direitos. Mais cedo ou mais tarde, recuperaremos os direitos da Venezuela sobre a Guiana Essequiba. Então eu juro e assim será!”, escreveu o ditador na rede social X, antigo Twitter.

As implicações práticas e legais da lei promulgada por Maduro não ficaram claras. O ditador também esclareceu como planeja implementar a ideia de exercer jurisdição sobre o território.

Bases militares dos EUA

Durante a promulgação, Maduro afirmou que acusou os Estados Unidos de instalarem bases militares secretas do Comando Sul e da Agência de Inteligência americana em Essequibo para atacar a Venezuela.

“Temos informação comprovada de que, no território de Guiana Essequiba, administrado temporariamente pela Guiana, instalaram bases militares secretas do Comando Sul, núcleos do Comando Sul e núcleos da CIA”, disse o ditador venezuelano.

Plebiscito

Em dezembro de 2023, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela afirmou que 95% dos eleitores votaram a favor da anexação de parte do território da vizinha Guiana no plebiscito convocado pelo ditador Nicolás Maduro.

Segundo o presidente do CNE, Elvis Amoroso, foi “uma vitória evidente e esmagadora” do ‘sim’. Ele também disse que mais de 10,5 milhões de venezuelanos participaram da consulta não vinculativa.

A consulta, que dá aval à anexação de Essequibo, não contou com a participação dos 125 mil habitantes da região que pertence à Guiana.

Essequibo è da Guiana

Atualmente, é a Guiana que exerce controle efetivo sobre Essequibo, graças à Sentença Arbitral de Paris, de 1899.

Nessa sentença, mediadores internacionais concederam soberania sobre a região aos britânicos, que governavam a colônia da Guiana na época. A área é rica em petróleo.

A Venezuela alega ter perdido o território em 1899 devido à sentença, que considera nula e sem efeito desde 1962, quando denunciou supostas irregularidades do procedimento à ONU.

Em 1966, foi assinado o Acordo de Genebra, no qual o Reino Unido admitiu a existência de uma disputa pelo território de Essequibo. Nesse mesmo ano, a Guiana tornou-se independente, iniciando um período de negociações diretas com a Venezuela.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário