Você está visualizando atualmente Silas Câmara é acusado de fraudar eleição para presidência de bancada evangélica

Silas Câmara é acusado de fraudar eleição para presidência de bancada evangélica

Silas Câmara é acusado de fraudar eleição para presidência de bancada evangélica

Eleição é anulada após disputa inédita e tensa

Prefeito faz leitura da mensagem na CMM

Será a primeira visita oficial após a eleição da nova Mesa Diretora

Expectativa é que David Almeida faça um balanço dos dois primeiros anos de gestão e projeto os próximos dois

Assembleia Legislativa do Amazonas define titular e vices das comissões temáticas

Moro quer reunir parlamentares por combate à corrupção

Volta às aulas: rede estadual começa ano letivo de 2023 nesta segunda-feira em Manaus

Supremo Tribunal espanhol aprova direito de homens andarem nus na rua

Fraude

Desta vez não deu: sem chegar a um acordo, a bancada evangélica de deputados federais fez uma inédita votação para eleger seu novo presidente.

A queda de braço eleitoral ficou entre os deputados Silas Câmara (Republicanos-AM) e Eli Borges (PL-TO).

Com bate-boca entre seus membros e ameaças de judicialização, a eleição não chegou a lugar algum e foi adiada, após o deputado federal Silas Câmara e seu grupo político terem sido acusados de fraudar a votação.

Primeira vez

É a primeira vez que o bloco recorre às urnas para decidir quem o guiará a bancada no Congresso Nacional.

Pleitos passados tiveram como praxe a aclamação de um presidente sem necessidade de votação.

Assim aconteceu desde a criação da Frente Parlamentar Evangélica, em 2003.

Anulação

Sem o costume de realizar eleições, a bancada sofreu diversos problemas com o processo de votação.

Parlamentares que não se inscreveram na lista conseguiram votar —manobra que o regimento interno não permite.

A anulação da votação só foi definida após mais de quatro horas de discussão.

Nesse meio tempo, Otoni afirmou que, se o pleito não fosse anulado, entraria na Justiça.

“Está sendo fraudada a eleição pelo grupo do Silas Câmara […] A gente não fala que é crente, a palmatória do mundo? Corrige gays, corrige todo mundo, e faz essa sacanagem aqui dentro?”

Sem data

Ainda não há data definida para a notação para a presidência da bancada evangélica. Possivelmente deve ocorrer essa semana. A única unanimidade entre eles é que as lideranças evangélicas sejam mais atuantes nas comissões da Câmara, para evitar o avanço de pautas mais à esquerda.

Eles estão preocupados sobretudo com as flexibilizações no direito ao aborto e avanços de pautas e narrativas de gênero LGBTQIA+.

Números

Estima-se que a bancada de evangélicos desta legislatura contará com 132 deputados (26% da Câmara) e 14 senadores (17%).

Mas a atual frente juntou 187 deputados e 30 senadores signatários. Isso porque não necessariamente todos são evangélicos.

Há outros parlamentares cristãos que fazer parte do bloco parlamentar.

Mensagem

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), fará, nesta segunda-feira (6), a leitura da mensagem governamental em sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O ato é protocolar em cada início de ano, mas desta vez marca a primeira visita oficial de David ao parlamento municipal após a eleição da nova Mesa Diretora, que culminou com a vitória de Caio André (PSC), em um grupo de independentes formado da Casa Legislativa.

Passado e futuro

A expectativa é que o prefeito faça um balanço de sua gestão nos dois primeiros anos – onde deve destacar o êxito na vacinação contra Covid-19, o programa Asfalta Manaus, o passe-livre estudantil e os ônibus elétricos – e projete os próximos anos.

Já há uma promessa de David de que 2023 e 2024 será de muitas obras em todas as zonas da capital.

Reaproximação

Habilidoso politicamente, David Almeida certamente usará a oportunidade para acenar positivamente aos vereadores e dar início à uma reaproximação e realinhamento com os vereadores, em especial os a maioria dos que elegeram Caio André.

Escalado

Ciente da importância da harmonia com a Câmara, o prefeito escalou o ex-vereador Walfran Torres para ser o secretário de Articulação Política, posto que tem por missão fazer a interlocução entre o Executivo e o Legislativo.

Walfran é do tipo boa praça, simpático ao extremo e que circula bem com todos.

É ele quem tem pavimentado a paz entre os poderes.

Comissões definidas

Após decisão da composição da Mesa Diretora, os deputados estaduais definiram os presidentes e vices das comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A principal delas, a de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), ficou sob comando de Delegado Péricles (PL), que não conseguiu permanecer na Mesa Diretora. No último biênio ele foi secretário-geral da Casa.

Já a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), está nas mãos de Adjuto Afonso (União Brasil), que com a saída de Berlamino Lins, se tornou o decano do parlamento estadual.

Estreantes

Os estreantes na Aleam também foram contemplados com a presidência de comissões.

Mário César Filho (União Brasil) foi com a Comissão de Defesa do Consumidor; Débora Menezes (PL) com a de Esporte; Thiago Abrahim (União Brasil) com a Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional; Dr. George Lins (União Brasil) assumiu a Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos e o irmão do prefeito de Manaus, o deputado Daniel Almeida (Avante) vai presidir a Comissão de Política sobre Drogas, Assuntos Indígenas, Cidadania e Legislação Participativa.

Bancada da Lava Jato

O senador e ex-juíz da Lava Jato Sérgio Moro (União-PR) pretende reunir parlamentares para uma frente ampla de combate à corrupção.

Para integrar a frente, o senador citou sua esposa, a deputada Rosângela Moro (União-SP), e Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador também atuante na Operação, eleito deputado federal.

Pautas

Moro elencou três pautas prioritárias para seu mandato, são elas: aprovar a prisão em segunda instância; o fim do foro privilegiado; e dar autonomia às agências de investigação e combate ao crime, como aprovar um mandato fixo de quatro anos para o diretor da Polícia Federal.

“É importante construir uma maioria, tem uma resistência grande também, mas acho que isso só se resolve com diálogo.”

Volta as aulas

A rede pública estadual começa ano letivo de 2023 nesta segunda-feira (6), em Manaus. A volta às aulas para os alunos das cidades do interior ocorre no dia seguinte, terça-feira (7).

Atualmente, a rede estadual do Amazonas conta com 617 escolas na capital e interior. A expectativa é que, neste ano, sejam preenchidas aproximadamente 174 mil novas vagas na rede. Outras 350 mil vagas já foram preenchidas automaticamente com as rematrículas.

Homem nú

Um tribunal superior da Espanha decidiu a favor de um homem que foi multado por andar nu pelas ruas de uma cidade na região de Valência e depois tentou comparecer a uma audiência nu.

Em seu julgamento, Alejandro Colomar, 29, argumentou que as multas infringiam seu direito à liberdade ideológica.

“A multa não faz o menor sentido”, disse.

“Eles me acusaram de exibicionismo obsceno. De acordo com o dicionário, isso implica intenção sexual e (isso) não tem nada a ver com o que eu estava fazendo”.

Progressismo

A nudez pública é legal na Espanha desde 1988.

Qualquer um pode andar nu em uma rua sem ser preso, mas algumas regiões como Valladolid e Barcelona introduziram suas próprias leis para regulamentar o nudismo, especialmente longe da praia.

O tribunal observou que Aldaia não tem lei que proíba o nudismo.

Se preparem que a moda deve chegar no Brasil logo logo…

Alguém dúvida?

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário