Você está visualizando atualmente Moraes sugere que plataformas respondam por conteúdos impulsionados por algoritmos

Moraes sugere que plataformas respondam por conteúdos impulsionados por algoritmos

Moraes sugere que plataformas respondam por conteúdos impulsionados por algoritmos

Proposta de aditivos ao PL das Fake News apresentado nesta terça-feira (25) ao Congresso Nacional pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, sugere que os provedores de redes sociais e de serviços de mensagens privadas sejam responsabilizados solidariamente por conteúdos que sejam direcionados ou impulsionados por algoritmos.

A proposição entregue aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prevê a retirada imediata de conteúdos que violem direitos de crianças e adolescentes e coloquem em risco a segurança da informação. Neste caso, as redes não terão sequer que notificar os usuários sobre a retirada da publicação.

O texto estabelece, ainda, multa de R$ 100 mil a R$ 150 mil, por hora de descumprimento, por divulgação de conteúdo sabidamente inverídico a respeito do processo eleitoral processo, inclusive votação, apuração e totalização de votos.

O TSE propõe também que que seja acrescentado ao texto do PL das Fake News risco de grave ameaça, imediata e direta, de violência ou incitação à violência contra a integridade física de servidores públicos ou contra a infraestrutura física do Estado para restringir ou impedir o exercício dos poderes constitucionais ou a abolição violenta do Estado democrático de Direito; comportamento ou discurso de ódio, incluindo a promoção de racismo, homofobia, ideologias nazistas, fascistas ou odiosas contra uma pessoa ou grupo mediante preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras maneiras de discriminação.

Fonte: O Antagonista

Deixe um comentário