Você está visualizando atualmente STF forma maioria para derrubar lei estadual que proíbe linguagem neutra em redes de ensino

STF forma maioria para derrubar lei estadual que proíbe linguagem neutra em redes de ensino

STF forma maioria para derrubar lei estadual que proíbe linguagem neutra em redes de ensino

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para permitir o uso e ensino da linguagem neutra em redes de ensino de Rondônia. Na quinta-feira (9), cinco ministros votaram pela derrubada de uma lei estadual que impedia o uso do dialeto não binário.

Antecipamos, em 2021, que a assembleia do Estado barrou a linguagem neutra na grade curricular e no material didático de instituições de ensino locais. A medida foi direcionada para redes públicas e privadas.

Alem disso, editais de concursos públicos também foram barrados de receber a linguagem neutra ema seus dispositivos. O governador chancelou o texto.

Mesmo após a decisão local, o Supremo decidiu ir na contramão do que foi decidido no estado. Relator do caso, o ministro Edson Fachin havia suspendido o dispositivo, por meio de uma liminar, em novembro de 2021. Com isso, a decisão foi a referendo. O juiz do STF entendeu que cabe à União legislar sobre normas gerais de ensino.

“A norma estadual que, a pretexto de proteger os estudantes, proíbe modalidade de uso da língua portuguesa e viola a competência legislativa da União”, sustentou o ministro.

“A lei constitui nítida censura prévia”, reiterou.

Acompanharam o voto de Fachin os ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Roberto Barroso.

Os magistrados Luiz Fux, Gilmar Mendes, André Mendonça, Nunes Marques, e a presidente da Corte, Rosa Weber, ainda não votaram sobre o tema. Cabe pedido de vista.

Fonte: Conexão Política

Deixe um comentário