Você está visualizando atualmente Opinião | Quem é o casal preso por agredir babá e atirar em advogado em Manaus

Opinião | Quem é o casal preso por agredir babá e atirar em advogado em Manaus

Opinião | Quem é o casal preso por agredir babá e atirar em advogado em Manaus

Câmara de Manaus vai cancelar medalha entregue a policial que agrediu advogado

‘Não ficará impune’, diz OAB-AM sobre caso de agressão

Prefeitura lança ‘#SouManaus Passo a Paço 2023’ na Times Square, em New York City

Ministros do STF e STJ participam de seminário internacional no TCE-AM

Lula leva três ministros para a África

Governo Lula tenta criminalizar CACs e ameaça sobrevivência do tiro esportivo, caça e lojas de armas

Justiça e Turismo investigam 123 Milhas por cancelamento de passagens

Presos

O policial civil Raimundo Nonato Machado e a esposa dele, Jussana Machado, suspeita de atirar na perna de um advogado usando a arma do marido em um condomínio de Manaus, foram presos no último final de semana.

O caso aconteceu em um condomínio na Ponta Negra, na noite de sexta-feira (18). 

Na ocasião, a mulher do policial atirou contra o advogado, após ele tentar apartar a briga dela com a babá da vítima.

Em imagens de câmeras de segurança, é possível ver o policial incentivando as agressões e dando a arma para a esposa.

Flagrante

Enquanto Jussana foi presa em flagrante e a prisão mantida no sábado (19), o investigador Raimundo Nonato também teve o mandado de prisão expedido. 

Ele se apresentou na sede da Delegacia Geral (DG), na Zona Oeste de Manaus, na manhã deste domingo (20).

Medalha de Ouro

Em 2021, o policial civil recebeu a Medalha de Ouro Alfredo Barbosa Filho da Câmara Municipal de Manaus (CMM). 

A honraria, que foi proposta pelo vereador Allan Campelo (Podemos), é uma das maiores condecorações da CMM.

Cancelamento

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) afirmou por meio de nota divulgada na manhã deste domingo (20) que vai iniciar o processo para o cancelamento e devolução da honraria feita ao mestre de jiu-jítsu e investigador da Polícia Civil Raimundo Nonato Machado.

O pedido de cancelamento foi feito pelo vereador Allan Campelo (Podemos), propositor da homenagem.

OAB-AM

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Amazonas (OAB-AM), disse em nota neste sábado (19), que está acompanhando o caso do advogado Ygor de Menezes Colares e da babá agredida. 

O presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, enfatizou o compromisso da instituição em garantir que nenhum crime contra advogados ficará impune.

“A OAB, por meio de seu sistema de prerrogativas, será firme e incansável no acompanhamento do caso. Não podemos permitir que esse tipo de violência fique impune”, afirmou.

#SouManaus

O maior Festival de Artes Integradas do Norte do país, o “#SouManaus Passo a Paço 2023”, além de potencializar a carreira dos fazedores de cultura, também, vai posicionar a cidade entre os maiores destinos turísticos da América Latina. O megaevento realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), foi lançado, neste sábado (19), na Times Square, que é um dos destinos mais famosos do mundo visitados em Nova York, nos Estados Unidos.

Seminário

Com a presença  dos ministros André Mendonça (STF) e Reynaldo da Fonseca e várias autoridades, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realiza nesta segunda-feira (21), a partir das 9h, o Seminário Internacional “Direito ao Clima, Direitos da Natureza, e Assembleias Cidadãs pelo Clima”. 

O evento reúne especialistas do Brasil e da Espanha na área ambiental. 

Desenvolvimento sustentável

Com a temática central voltada para o desenvolvimento sustentável e direitos fundamentais, o seminário reunirá renomados especialistas nacionais e internacionais no campo do direito ambiental e público. 

A participação de ministros, professores e acadêmicos proporcionará debates ricos e profundos sobre as questões jurídicas que permeiam os desafios contemporâneos da sustentabilidade e da proteção dos direitos humanos.

Brics

O presidente Lula, embarca neste domingo (20) para a Cúpula dos Brics na África do Sul. Desde o início de seu terceiro mandato, o petista passou por 16 países em pouco mais de oito meses.

Integram a comitiva presidencial os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Anielle Franco (Igualdade Racial). 

Narrativa

Além dos decretos editados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para endurecer as regras dos registros de armas, o presidente e seus aliados se esforçam para emplacar uma narrativa que tenta criminalizar o grupo formado por caçadores, atiradores e colecionadores (CACs). 

“Aberração jurídica”

O pesquisador em segurança pública e jurista Fabrício Rebelo classifica o decreto mais recente do governo como uma verdadeira “aberração jurídica”. 

“Talvez para desviar o foco das manifestas inconstitucionalidades e ilegalidades que abriga, tenha se partido para esse discurso infundado e verdadeiramente leviano de que CACs estariam, de algum modo, vinculados a atividades criminosas, o que, curiosamente, foi refutado pelo próprio recadastramento inventado em janeiro, em que mais de 99,6% das armas foram efetivamente alcançadas”, afirma Rebelo.

Raiz ideológica

O jurista diz ainda que há hoje uma “postura de demonização bancada pelo governo [em relação às armas], com franco apoio da mídia, que acaba se revelando como mero esforço narrativo para convalidar restrições que não têm absolutamente nenhum compromisso técnico, só raiz ideológica integrada a uma agenda de poder”.

123 Milhas

O Ministério da Justiça afirmou, em nota, que irá investigar a 123 Milhas pela suspensão de emissões de passagens para viagens entre setembro e dezembro deste ano.

Na sexta-feira (18), a empresa anunciou que suspendeu pacotes e a emissão de passagens promocionais previstos para esse período. 

A justificativa foi “circunstâncias de mercado adversas”.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário