Você está visualizando atualmente Opinião | Vereadores denunciam empresa de lixo Marquise por crime ambiental e poluição do igarapé do Leão

Opinião | Vereadores denunciam empresa de lixo Marquise por crime ambiental e poluição do igarapé do Leão

Opinião | Vereadores denunciam empresa de lixo Marquise por crime ambiental e poluição do igarapé do Leão

“Ali já acontece um crime gravíssimo e não podemos admitir um esgoto a céu aberto no Tarumã Açu”, diz Lissandro Breval

“Não será essa legislatura, não serão esses vereadores que permitirão a morte do Tarumã”, diz presidente Caio André

Ministério Público recebe denuncia contra diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, por autorizar obra da Marquise

Marinha proíbe navegação à noite em rios da região

Bancada quer derrubar proibição de navegar à noite no Amazonas

Calor: sensação térmica em Manaus pode chegar a 49°C nesta quarta

Lula omitiu de lista de presentes oficiais relógio suíço de R$ 80 mil

Denúncia 

O vereador Lissandro Breval (Avante) denunciou, nesta terça-feira (22), uma série de irregularidades e crimes ambientais acometido pela empresa de lixo Marquise, como invasão de propriedade privada, destruição e invasão de Área de Proteção Permanente (APP) e poluição do igarapé do Leão, que desagua no Tarumã Açu, com o objetivo de instalar um aterro sanitário no local.

De acordo com documentos e vídeos apresentados pelo vereador, a Marquise vem comentando uma série de irregularidades com o aval do diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente.

Passou por cima

O parlamentar reforçou que o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) já tinha se posicionado em 2021 contra o “aterramento de nascentes no terreno em APP” e o “avanço de obra sobre cedimento de resíduos rumo ao igarapé do Leão”.

Breval ainda destacou que mesmo com posicionamentos contrários do TCE-AM, processos sobre a construtora, a empresa insiste em montar um aterro na área de APP.

“Ali já acontece um crime gravíssimo e não podemos admitir um esgoto a céu aberto no Tarumã Açu”, afirmou Lissandro Breval.

Representação

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), afirmou que a Câmara Municipal fará uma representação junto ao Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM) contra a construção de um aterro sanitário em uma Área de Proteção Permanente (APP) localizada na BR-174.

Caio André informou, também, que a Casa já irá oficiar o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), esclarecimentos quanto às licenças ambientais da construção.

“Inadmissível”

“Não será essa legislatura, não serão esses vereadores que permitirão a morte do Tarumã. Não acontecerá! Esta Casa vai oficiar o Ipaam. Não é possível que haja permissão de uso daquela área que, inclusive, não é só uma APP, mais do que isso, está em cima de uma das nascentes principais do Tarumã, além de atravessar propriedades privadas, passando por cima do direito patrimonial de outras pessoas. Isso é inadmissível!”, disse o presidente.

Proibição

Uma ação da Marinha, através da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental, pode desencadear uma série de problemas na economia do Amazonas.

A Portaria Nº 158/CFAOC, assinada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Jorge de Oliveira Antunes Júnior, impõe restrições à navegação de embarcações em rios que compõem a via fluvial fundamental para o transporte de passageiros, abastecimento da capital e o escoamento da produção do Polo Industrial da Zona Franca.

A medida foi tomada com base na seca que afeta os rios da região.

Navegação noturna

Uma das implicações diretas dessa Portaria é a proibição da navegação noturna para os navios.

Essa decisão trará sérios prejuízos financeiros para a nossa economia, aumento de custo da logística, desabastecimento e afetará diretamente milhares de cidadãos, em especial do interior, que utilizam o transporte fluvial como principal meio de deslocamento no Amazonas. 

Mobilização 

A bancada do Amazonas no Congresso Nacional está em processo de mobilização para obter informações detalhadas da Marinha sobre os efeitos da Portaria Nº 158 da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.

Além disso, eles estão solicitando a revogação imediata dessa portaria, que restringe a navegação nos rios Amazonas, Madeira, Solimões e Purus exclusivamente ao período diurno, proibindo qualquer tipo de navegação noturna.

Soluções

O deputado federal Fausto Santos Jr (União Brasil) afirmou que a bancada está buscar soluções e alternativas para que essa portaria não prejudique nosso estado. 

“A navegação é um dos principais meios de transporte de insumos da nossa Zona Franca de Manaus e de mercadorias, além do principal meio de transporte da população do interior do Amazonas.”, afirmou o parlamentar.

Calor

O calor intenso poderá provocar sensação térmica de 49°C em Manaus nesta quarta-feira (23). A previsão do tempo aponta uma temperatura próxima a 38°C, porém o alto índice de umidade relativa do ar aumenta o abafamento e deve fazer a sensação aumentar mais 10°C.

Conforme informações meteorológicas fornecidas pelo CLIMATEMPO, o pico de calor deve ser atingido por volta das 14h desta quarta. Há possibilidades de chuva.

Lula 

Lula (PT) omitiu da lista de presentes oficiais da Presidência de seu primeiro mandato um relógio suíço de R$ 80 mil.

O relógio, da marca Piaget, foi um presente do então presidente da França, Jacques Chirac, em 2005.

O objeto fora motivo de críticas durante campanha de 2022.

Revelação

Apesar dessa revelação, o relógio Piaget não estava na relação de 568 itens apresentada por Lula quando ele foi alvo de processo no Tribunal de Contas da União (TCU) em 2016 pela posse irregular de presentes oficiais da Presidência.

Lula alegou na live que tinha perdido o relógio e o reencontrado apenas recentemente. Entretanto, na lista enviada ao TCU, ele citou apenas oito presentes como perdidos, nenhum deles o relógio Piaget.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaopontonews

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário