Você está visualizando atualmente Opinião | Reunião do CAS reúne políticos, empresários e Geraldo Alckmin, peça-chave no futuro da ZFM

Opinião | Reunião do CAS reúne políticos, empresários e Geraldo Alckmin, peça-chave no futuro da ZFM

Opinião | Reunião do CAS reúne políticos, empresários e Geraldo Alckmin, peça-chave no futuro da ZFM

Vice-presidente diz que novo superintendente da Suframa será nomeado em até duas semanas

‘É uma oportunidade excepcional’, disse Alckmin sobre exploração de potássio

Governador Wilson Lima pede garantias a empregos gerados no Polo Industrial

Ministros Waldez Góes e Marina Silva visitam áreas afetadas pelas chuvas em Manaus

Delegado Rodrigo de Sá é empossado presidente do Partido Progressistas no Amazonas

Os indícios de relações do PCC com o PT

Caso Moro: e-mail ‘lulalivre’ era usado por membro do PCC

Futuro em jogo

A 308ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), realizada na última sexta-feira (24), em Manaus, não foi um encontro comum como de costume.

Os ritos foram os mesmos, ou seja, os participantes avaliaram projetos, aprovaram a geração de novos empregos e cumpriram, desta forma, o protocolo.

No entanto, a presença do vice-presidente e ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), tornou o evento numa verdadeira força-tarefa entre a classe política e empresarial na busca de convencê-lo acerca da importância da Zona Franca de Manaus (ZFM), sobretudo nesse momento de confecção da Reforma Tributária.

Peça-chave

Pelo cargo que ocupa, Alckmin é uma das peças-chaves do processo. Logo, pode-se dizer que o futuro da ZFM passa pelo crivo do vice-presidente.

Antipático

Logo ele que, por ser de São Paulo, nunca foi tão simpático com o nosso modelo de desenvolvimento econômico regional.

Aceno

No entanto, na medida do possível, é possível afirmar que o encontro foi positivo.

Alckmin defendeu que o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) seja um instrumento forte de apoio à indústria local, se colocou a favor da exploração de potássio na região e prometeu que o novo superintendente da Suframa será anunciado em até duas semanas.

CBA

O vice-presidente disse que os laboratórios do CBA são “maravilhosos” e que o caminho do órgão é fazer pesquisas, criar patentes e transformá-las em produtos industrializados, que depois virem empregos e riqueza para a região.

Escolha

Geraldo Alckmin também afirmou que a Suframa não está descoberta, já que o superintendente interino, Marcelo Pereira, é um profissional gabaritado.

Ele, inclusive, deu a entender que Pereira é um dos nomes que estão sendo analisados para ocupar efetivamente o posto.

“A Suframa não está acéfala, ela tem um superintendente que está trabalhando muito bem, que é de carreira, que conhece muito bem e que trabalha, que tem doutorado, então não tem nada atrasado”, afirmou.

Duas semanas

O novo comandante da autarquia será anunciado em até duas semanas, segundo Alckmin.

Ele disse que irá ouvir as lideranças políticas da região e vai analisar, também, a competência do postulante.

Os nomes

Além do próprio Marcelo Pereira, dois outros nomes estão em pauta: o do ex-deputado federal Bosco Saraiva – que foi o escolhido pela bancada federal do Amazonas – e o também ex-deputado federal Zé Ricardo (PT), que é o preferido da cúpula petista.

Oportunidade excepcional

Durante seu discurso, o ministro da Indústria defendeu a exploração mineral no Amazonas, em especial o potássio, mesmo a ideia contrastando com a política ambiental do presidente Lula.

Ele criticou a demora na decisão sobre a liberação ou não da exploração do minério em Autazes e afirmou que essa é uma “oportunidade excepcional” que o Brasil tem.

“Não é possível levar cinco anos para discutir se a competência jurídica (para licenciar a mina) é do Ibama ou do Ipaam. O potássio pode ser um dos maiores investimentos do País nessa mina, para o Brasil deixar de importar 98% do potássio”, destacou.

Referendou

A fala foi referendada pelo governador Wilson Lima (União Brasil), que destacou que o potássio de Autazes ajudaria o Brasil a reduzir a importação de insumos agrícolas em torno de 25% por um período de 30 anos.

Cobrança

Falando em Wilson, o chefe do Executivo Estadual reforçou a cobrança de garantias à ZFM e aos empregos gerados no Polo Industrial de Manaus.

“Não existe nenhum modelo no estado do Amazonas, de curto e médio prazos, que possa substituir a função da Zona Franca de Manaus e aqui a gente tem trabalhado para identificar outras matrizes. Estamos investindo muito no turismo, estamos investindo muito no gás natural”, declarou.

Visita de ministros

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, visitaram, na tarde deste domingo (26), áreas de Manaus afetadas pelas fortes chuvas no mês de março.

Waldez Góes confirmou que o governo federal construirá casas populares na capital.

A visita ocorre após desastres ocorridos no dia 12 de março e no sábado (25). Um dos locais visitados é o bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste, onde um deslizamento de terra deixou oito mortos e famílias desabrigadas.

Os ministros estiveram acompanhados do governador do Amazonas, Wilson Lima, e do prefeito de Manaus, David Almeida.

Novo presidente

Cercado de sua base aliada, amigos e políticos, o delegado Rodrigo de Sá Barbosa foi empossado, na manhã deste sábado (25), presidente do Partido Progressistas no Amazonas (PP-AM).

Rodrigo agradeceu ao governador Wilson Lima, seu grande líder político, pela indicação de seu nome para a condução do PP, no Amazonas.

“Quero agradecer a ele (Wilson), mais uma vez, que por meio de uma articulação junto ao senador Ciro Nogueira, que é o presidente nacional da sigla, analisou e escolheu o meu nome para que eu pudesse conduzir os rumos do PP no Estado, a gente espera fazer o melhor possível”, ressaltou.

PCC e o PT

Apesar de o PT ter classificado como “narrativa” um eventual vínculo entre o partido e o PCC, desde 2019 surgiram vários elementos que ligam, direta ou indiretamente, integrantes da organização criminosa com a agremiação partidária que hoje comanda o Palácio do Planalto.

Vínculo

Na última quarta-feira, a PF desarticulou uma quadrilha que pretendia assassinar o ex-ministro da Justiça e hoje senador Sergio Moro.
Na sexta, o presidente Lula disse que tudo não teria passado de uma “armação” do ex-ministro.

O PT, por sua vez, tem trabalhado para isentar a sigla de qualquer vínculo com a organização criminosa.

“Operação Cravada”

Em 2019, em ligações interceptadas pela Polícia Federal – como parte da Operação Cravada -, integrantes da facção criminosa reclamam da transferência de presos e xingaram o então ministro Moro.

Eles também falam em “diálogo cabuloso” com o PT.

PCC e o e-mail “lulalivre”

Documentos da investigação da Polícia Federal sobre o plano do PCC para sequestrar o senador Sergio Moro mostram que um dos e-mails usados pelos suspeitos era “lulalivre1063.icloud.com”, em referência ao mote usado durante o período em que Lula estava preso.

Segundo a PF, as contas de e-mail vinculadas aos aparelhos seriam usadas por terceiros para não deixar rastros que levassem até os criminosos.

Siga a Direto ao Ponto:

Facebook: facebook.com/diretoaopontonews1

Instagram: @diretoaoponto

Twitter: @diretoaoponto1_

Fale com a gente:

Receba a coluna no seu WhatsApp: 92 98422-0558

Redação: 92 99189-4271

Editor-chefe: 92 99109-1099

Deixe um comentário